O titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, comunicou nesta sexta-feira (26) que a pasta articula a implantação de um novo drive trhu para exames de Covid-19 em Campo Grande.

Segundo Resende, a articulação está sendo feita junto ao ao Sesi (Serviço Social da Indústria), devido a necessidade de aumentar as testagens e desafogar a unidade montada em parceria com o Corpo de Bombeiros de MS.

Na quinta-feira (25), o Jornal Midiamax publicou reportagem na qual trouxe que o aumento de casos do novo coronavírus também inflou a procura por testagens tanto no drive trhu como no polo de triagem montado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) no Parque Airton Senna.

Segundo a reportagem, no polo Aero Rancho, o número de atendimentos realizados praticamente dobrou em uma semana: foram 231 pessoas atendidas na quarta-feira da semana passada, dia 17. Já nesta semana, o fluxo é de cerca de 400 pessoas por dia.

Já o atendimento do drive thru é limitado a 228 testes por dia, sendo 108 do tipo RT PCR, que identificam se a pessoa está infectada enquanto os sintomas estiverem presentes, e 100 rápidos, feitos após o fim dos sintomas. Na última quarta-feira (24), só havia agendamento disponível a partir do dia 1º de julho, ou seja, mais de sete dias de espera.

Há um mês, quando Campo Grande ainda registrava 240 casos, a SES realizava 100 testes diários – todos RT PCR. Hoje, com um salto de 500% no número de infectados – são 1446, os drive thru da Capital realizam 228 testes, uma alta de apenas 128%.