Após o (Departamento Estadual de de Mato Grosso do Sul) confirmar o segundo servidor positivo para o novo coronavírus, o Covid-19, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) afirmou que vai testar todos os servidores que mantiveram contato com os casos positivos. No entanto, a escolha de modelo do exame não agradou, pois servidores temem a ineficácia do resultado.

De acordo com o presidente do Sindetran (Sindicato dos Servidores do Detran), Otacílio Sakai, os servidores estariam revoltados com a falta de transparência e pelo teste rápido, optado pelo governo para realizar a testagem.

“Ficou muito notório a vontade da diretoria em abafar e tranquilizar a situação. Até agora não temos a confirmação de quem é a segunda pessoa infectada pelo vírus, sabemos apenas que era do bloco da presidência. A transparência nessa situação é vital porque temos medo do que pode acontecer”, disse Sakai à reportagem.

Além da reivindicação de transparência do Detran-MS, os servidores temem que o teste rápido não será eficaz para identificar de imediato o . “O teste rápido vai garantir a segurança dos servidores? Deveria ser feito o PCR”, afirmou o presidente do Sindetran.

O temor é que se um servidor estiver com o vírus e os anticorpos ainda não estiverem se manifestado, o teste pode dar negativo para a doença e, diante disso, a rotina de trabalho pode voltar ao normal. Muitos servidores precisarão viajar ao interior de MS para procedimentos do órgão. Sakai afirma que isso não aconteceria se exame feito fosse o PCR.

A reportagem entrou em contato por telefone com o presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, mas ligações não foram atendidas. A assessoria de imprensa do órgão foi contatada e Midiamax aguarda retorno.

2º caso de coronavírus no Detran-MS

Após reunião do servidor com funcionários de outras dez cidades do Estado, o órgão estadual garante que isolou todos os contatos. Servidores reclamam da falta de informação e transparência sobre os casos suspeitos e em investigação.

Vários funcionários procuraram o Jornal Midiamax para denunciar que um servidor, que teve contato com o primeiro caso confirmado, estaria sob suspeita e que, mesmo assim, não havia informações da diretoria sobre a investigação. O servidor teria, inclusive, encaminhado mensagem para os grupos de amigos confirmando o laudo positivo, enquanto a diretoria não se manifestava sobre a investigação.

A preocupação dos servidores é de um possível surto já em andamento dentro da unidade e também no interior, que faz atendimento ao público. “Imagina um servidor que não foi afastado, mas teve contato com um caso confirmado, mas que não é comunicado a nós, ter contato com a população?”, reclama uma das funcionárias.

Neste sábado (30), o diretor-presidente Rudel Trindade confirmou o segundo caso. “Nós recebemos essa informação da confirmação da própria servidora ontem à noite, mas já bem tarde. Já estamos tomando todas as providências. Estamos nesta manhã desinfetando todo o prédio do Detran em . Entrei em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e estamos verificando que providências tomar”, relatou.