Após o Detran-MS (Departamento Estadual de de Mato Grosso do Sul) confirmar o segundo servidor positivo para o novo , o Covid-19, neste sábado (30), a SES (Secretaria de Estado de Saúde) afirmou que vai testar todos os servidores que mantiveram contato com os casos positivos.

“Para empresa que tiver número grande de casos haveremos de fazer a testagem, inclusive no setor público. A partir de segunda-feira, vamos fazer a testagem rápida de todos os servidores da sede do Detran que necessitarem. Vamos fazer a testagem de toda a diretoria do Detran”, disse o secretário .

Segundo caso no órgão

Após reunião do servidor com funcionários de outras dez cidades do Estado, o órgão estadual garante que isolou todos os contatos. Servidores reclamam da falta de informação e transparência sobre os casos suspeitos e em investigação.

Vários funcionários procuraram o Jornal Midiamax para denunciar que um servidor, que teve contato com o primeiro caso confirmado, estaria sob suspeita e que, mesmo assim, não havia informações da diretoria sobre a investigação. O servidor teria, inclusive, encaminhado mensagem para os grupos de amigos confirmando o laudo positivo, enquanto a diretoria não se manifestava sobre a investigação.

A preocupação dos servidores é de um possível surto já em andamento dentro da unidade e também no interior, que faz atendimento ao público. “Imagina um servidor que não foi afastado, mas teve contato com um caso confirmado, mas que não é comunicado a nós, ter contato com a população?”, reclama uma das funcionárias.

Neste sábado (30), o diretor-presidente Rudel Trindade confirmou o segundo caso. “Nós recebemos essa informação da confirmação da própria servidora ontem à noite, mas já bem tarde. Já estamos tomando todas as providências. Estamos nesta manhã desinfetando todo o prédio do Detran em . Entrei em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e estamos verificando que providências tomar”, relatou.

Medidas

Trindade afirmou que na segunda-feira (1º) os 15 servidores que trabalham com a mulher serão testados. “Uma equipe do Corpo de Bombeiros estará lá no Detran realizando testes em quem achar que deve fazer. A Secretaria Estadual de Saúde vai desenvolver plano de contingência também”.