Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem medo: feriado fez procura por testes de coronavírus cair 63% em Campo Grande

A procura por testes rápidos de Covid-19 caíram 63% em Campo Grande na primeira quinzena de outubro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (15) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). O cenário de aglomerações em várias cidades de Mato Grosso do Sul, durante o período do feriado, foi de aparente despreocupação com o […]
Arquivo -

A procura por testes rápidos de Covid-19 caíram 63% em na primeira quinzena de outubro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (15) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). O cenário de aglomerações em várias cidades de Mato Grosso do Sul, durante o período do feriado, foi de aparente despreocupação com o contágio, segundo a SES.

De acordo com o levantamento, a queda registrada foi de 63% na procura de testes rápidos e 40% nos testes de RT-PCR na Capital, o que acende um alerta. No entanto, essa diminuição da procura vem sendo sentida desde o início do mês de setembro.

“A população está perdendo o medo da doença, e ao mesmo tempo, há uma parte importante que acredita que a doença pode ser vencida, mas não é isso que está acontecendo. Ela tem vitimado dezenas de pessoas todos os dias em Mato Grosso do Sul. Já chegamos a quase 1,5 mil pessoas que vieram a óbito neste enfrentamento da Covid-19″, lamentou o secretário estadual de Saúde, .

A médica infectologista, integrante do COE/MS, Mariana Croda, afirma que a não realização das testagens se torna ruim para a saúde pública e apresenta outras hipóteses por esse não comparecimento. “Há algumas hipóteses: diminuição do número de sintomáticos, negligência e perda do temor à doença ou uma melhora da curva mesmo”.

Queda nos testes

Desde o dia 1º de setembro, a SES vem registrando queda gradativa na procura por realização de testes rápidos e de RT-PCR em Campo Grande. O mesmo fenômeno também se repete em outras cidades do Estado. Na Estadual Lúcia Martins Coelho, a redução foi de 63,6% quanto ao número de pacientes agendados para a realização de testes rápidos. Em comparação a 1º de setembro, a média era de 467 pacientes. E em 6 de outubro, a média ficou em 154 pacientes.

Segundo o Diretor de Saúde e Assessor Técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, coronel Marcello Fraiha, devido à baixa procura na Escola Lúcia Martins Coelho “a SES inicia a desmobilização de uma equipe, sendo os profissionais remanejados às suas origens. Os bombeiros militares podem ser designados para auxiliarem nas , por exemplo”.

Quanto ao Drive-Thru de Campo Grande, a redução foi de 40,38% quanto ao número de pacientes agendados para a realização do RT-PCR (Padrão ouro). As 258 vagas são oferecidas diariamente entre manhã e noite. Em comparação com a Semana 36 (30/08 a 5/9) a média era de 8.320 análises na semana. Já na Semana 41 (4/10 a 10/10) a média registrada foi de 4.960 análises na semana.

“É importante lembrar que todas as 258 vagas estão sendo preenchidas diariamente. Porém, devido à baixa procura, o agendamento fica para o mesmo dia”, pontua o coronel.

De acordo com a SES, não há previsão de desmobilização de equipes nos Drive-Thrus, principalmente em razão do feriado prolongado que se comparado ao de 7 de setembro, houve um ligeiro aumento de casos. O atendimento segue normal em todos os pontos de segunda a sexta-feira, feriados e finais de semana. O horário é das 8h às 12h e das 18h30 às 23h.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Arquidiocese de Campo Grande recebeu área para construção no Assentamento Estrela (Arquidiocese de Campo Grande, Divulgação)

Incra autoriza Arquidiocese de Campo Grande a usar área no Assentamento Estrela

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

O Cruzeiro recebe o Juventude neste domingo (20), às 15h, no Mineirão, em jogo da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Líder da competição, a Raposa defenderá a condição de primeiro lugar em um duelo de opostos, já que o adversário vive fase complicada na competição. A equipe de Leonardo Jardim alcançou a liderança após vencer … Continued

Transparência

Prefeito de MS vai pagar quase R$ 30 mil de multa para se livrar de ação judicial

Prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB), cometeu crime ambiental e seria processado

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra mais 25 óbitos por síndrome respiratória

Nesta semana epidemiológica, 65 casos foram registrados, 120 a menos que na semana epidemiológica 27

Cotidiano

De incêndio a vazamentos: seguro residencial cresce na preferência de sul-mato-grossenses

Serviços se tornam alternativa diante de prejuízos causados pelas mudanças climáticas, como as chuvas fortes