Pular para o conteúdo
Cotidiano

Seca de mananciais prejudica cinco rios e quebra de ciclo atinge fauna de MS

Período de estiagem e seca em Mato Grosso do Sul tem castigado o meio ambiente do Estado. Rios, fauna, flora e cidades tem sentido os impactos do tempo seco que dura meses e até atingiu temperaturas desérticas. Ao todo, 20 cidades abastecidas pela bacia do rio Paraguai correm risco de desabastecimento. Segundo o Coronel Fábio […]
Arquivo -

Período de estiagem e seca em Mato Grosso do Sul tem castigado o do Estado. Rios, fauna, flora e cidades tem sentido os impactos do tempo seco que dura meses e até atingiu temperaturas desérticas.

Ao todo, 20 cidades abastecidas pela bacia do correm risco de desabastecimento. Segundo o Coronel Fábio Catarinelli, da Defesa Civil, esta bacia é a mais prejudicada pela seca. 

“Nunca vi o rio Paraguai tão baixo assim […] Para se ter uma ideia, a régua [no rio Paraguai] em está com – 31 centímetros”, contou ele ao Jornal Midiamax

O rio tem atingido recordes históricos de níveis neste ano, chegando a atingir a menor altura dos últimos 47 anos em MS.

Conforme o veterinário Diego Viana, do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), flora e principalmente da fauna do Pantanal necessitam de um ciclo de cheias e secas do bioma. 

“Precisam inundar várias áreas, inclusive inundar áreas que posteriormente quando secam vão dar frutos, vai ter a pastagem verde para os animais comerem”, explicou ele. “Com a esse ciclo não acontece”, finalizou Viana. 

As chuvas dos últimos dias não supriram a escassez hídrica provocada por “aquela que foi a maior seca dos últimos 22 anos”, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). 

Por conta do risco de problemas no abastecimento, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) decretou por 60 dias situação de emergência no Estado.

Cidades atingidas

Catarinelli informou que em alguns municípios é feita a captação de água de forma superficial e por isso o nível do rio precisa ser alto. 

As cidades onde a captação é feita direta do rio Paraguai são: Corumbá, Ladário e Porto Murtinho. Já os que compõem a bacia são: Miranda, Jardim e Águas de Miranda, que usam o rio Miranda; Anastácio, que é abastecida pelo rio Taquarussu; Aquidauana pelo rio Aquidauana; e Guia Lopes da Laguna pelo rio Santo Antônio.

O coronel também disse que em cidades com captação de poços também apresentam podem preocupar. São elas: Dourados, Maracaju, Sidrolândia, Caarapó, Rio Verde de Mato Grosso, , Camapuã, Água Clara, Bonito, Mundo Novo e Terenos. 

Conforme dados da ANA (Agência Nacional de Águas), o Rio Miranda em Águas de Miranda teve uma redução de 23 cm e 40% de redução de vazão nos últimos 90 dias, enquanto o Rio Aquidauana apresentou redução de 50 cm em nível e 50% de redução de vazão no mesmo período. 

De acordo com o que informou a assessoria da Sanesul, que é responsável pela captação de água nos municípios, algumas ações estão sendo feitas para evitar o desabastecimento da população.

Entre elas está o monitoramento constante dos mananciais e informações operacionais. Bem como a implantação de estruturas de contingência como, bombas flutuantes para caso a situação venha a se agravar (a exemplo do que foi realizado em Corumbá). 

Além disso implantou novas bombas de recalque de água tratada, em Anastácio, e disponibilizou caminhões pipa em locais com intermitência, conforme a demanda.

O coronel da Defesa Civil enfatizou que não há racionamento de águas e sim medidas, como o decreto, para evitar que chegue neste ponto. “Não é para a população entrar em pânico porque não estamos em situação de racionamento de água, mas temos que usar de forma racional”, recomendou. 

A situação dos rios só deve se normalizar quando MS tiver chuvas significativas. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão