A atualização do Mapa Hospitalar de Leitos Clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) foi divulgada nesta segunda-feira (24) com aumento de 14,9% do total de vagas adultas disponíveis em Mato Grosso do Sul, se comparado com a última atualização da tabela, no dia 11.

De acordo com a publicação, os hospitais Santa Casa de (90 leitos clínicos e 10 UTI's), Hospital do Câncer Alfredo Abrão (18 leitos de UTI) e Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados (32 leitos clínicos) integram o plano de contingência Estadual com leitos de retaguarda, no enfrentamento a Covid-19 assim como consta nos Planos de Contingências de seus respectivos municípios. 

Na última divulgação da tabela, no início do mês, eram 321 leitos adultos de UTI e agora são 369 e vagas clínicas subiram de 744 para 756.

Leitos de UTI

O aumento de vagas na UTI para pacientes com coronavírus foi no Hospital Regional de Campo Grande, referência no tratamento da doença, de 91 para 118 leitos. São 27 leitos a mais. 

No Hospital do Câncer Alfredo Abrão, no último dia 11, eram 18 leitos em UTI e agora reduziu para 8. Em contrapartida, o Hospital Adventista do Pênfigo aumentou para 16 vagas, antes eram 6.

Em Jardim, o Hospital Marechal Rondon não tinha leitos de UTI, mas, inaugurou 6. Houve aumento também no Hospital Municipal de Naviraí de 5 para 10 vagas na Unidade de Terapia Intensiva. 

Leitos Clínicos

Também houve aumento de 12 leitos clínicos para pacientes infectados com a Covid-19 se comparado com o último dia 11. 

A Unidade Mista Aroldo Lima Couto em Nioaque, tinha um leito e aumentou mais um. Já em Ponta Porã, o Hospital Regional aumentou de 30 para 37 vagas clínicas. 

A Sociedade Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa em Sidrolândia, ampliou os leitos clínicos de 8 para 18.

Leitos Pediátricos

Na última divulgação do Mapa Hospitalar, eram 119 leitos clínicos pediátricos, para crianças com coronavírus. Agora, são 121. O aumento foi registrado no Hospital de Angélica e Tacuru.