Pular para o conteúdo
Cotidiano

Retirado da mãe com sete dias de vida, índio retorna à aldeia após 5 anos em MS

Depois de cinco anos longe do filho, a indígena Élida de Oliveira, moradora da retomada Nhu Vera, que significa “lugar onde se é”, conseguiu reaver a guarda da criança, que foi retirada dos seus braços com apenas sete dias de vida. Segundo informações apuradas junto ao Cimi (Conselho Missionário Indigenista), a criança Guarani Kaiowá foi […]
Arquivo -

Depois de cinco anos longe do filho, a indígena Élida de Oliveira, moradora da retomada Nhu Vera, que significa “lugar onde se é”, conseguiu reaver a guarda da criança, que foi retirada dos seus braços com apenas sete dias de vida.

Segundo informações apuradas junto ao Cimi (Conselho Missionário Indigenista), a criança Guarani Kaiowá foi apartada de Élida pelo Conselho Tutelar de . Durante esse tempo ela teve seu nome modificado por decisão de um juiz e foi entregue a uma casa abrigo na cidade.

“Após longa jornada processual e muitas violações, em novembro deste ano, mãe e filho são permitidos ao convívio familiar, dividindo o mesmo teto, cama, comida e a vivência na aldeia”, explicou o advogado do Cimi, Anderson Santos.

Entretanto, apesar de algumas etapas vencidas na longa batalha judicial, o advogado afirma que a situação ainda não totalmente resolvida e que, os Guarani Kaiowá temem nova retirada da criança do convívio familiar, de sua comunidade tradicional e pedem sua manutenção no território.

A criança, conforme denuncia o Cimi, foi novamente retirada do convívio familiar sob a justificativa da participação em uma festa promocional da casa abrigo onde vivia, organizada para arrecadar fundos e segundo, mas deve ser devolvida em seguida à mãe.

A mãe, embora preocupada de novamente não ter o filho, não esconde a alegria em tê-lo de volta. “Aqui estou, feliz de novo, pois ele voltou morar comigo, daqui ele foi levado desde pequenininho agora voltou, eu sempre o esperava, agora voltou, estou feliz. Ele é meu filho, não é filho de outra pessoa”, comenta a mãe da criança.

Documentário francês

Documentário que conta a história de quatro mães cujos filhos foram retirados das aldeias de Dourados, maior cidade no interior sul-mato-grossense, virou assunto nas da Europa. O jornal Lemond Diplomatique Brasil destacou o vídeo, produzido na Reserva Indígena Federal de Mato Grosso do Sul.

“Negligência de quem” foi feito a partir de denúncia na ONU (Organização da Nações Unidas) de que crianças Guarani Kaiowa estavam sendo retiradas arbitrariamente das famílias nas aldeias de MS. A narrativa tem o relato de quatro mães indígenas surpreendidas pela ação do Conselho Tutelar de Dourados.

Segundo o Conselho, a medida foi tomada em virtude do abandono por parte da mãe,  que só ficou sabendo da situação,  depois que os filhos tinha sido recolhidos. “Fiquei desesperada  e não sabia para quem ia reclamar por causa que são autoridades. Ele tiveram essa força de tirar as crianças de mim e mandar para um lugar onde u não sabia”, relatou uma delas.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deixou para última hora? Inscrições para vagas com salário de R$ 13 mil no Corpo de Bombeiros encerram amanhã

acidente

Tragédia: mãe e filha morrem após carro cair de ponte próximo ao Rio Ivinhema

Mulher é encontrada morta em residência do Portal Caiobá

buscas

Motorista de carro que afundou no Rio Paraguai era cearense de 35 anos

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Sinner vence revanche contra Alcaraz de virada e conquista o título de Wimbledon pela 1ª vez

Últimas Notícias

Transparência

Ministério Público Eleitoral investiga troca de esterco por voto em eleição extra do município de Bandeirantes

Denúncia é sustentada por um áudio que reproduziria diálogo do prefeito eleito

Esportes

Chelsea contraria a lógica, goleia o PSG e garante título do mundial

Ingleses deram um verdadeiro show de futebol, com três gols ainda no primeiro tempo

Polícia

Policias prendem dupla suspeita de tentativa de homicídio em casa noturna de Dourados

Vítima foi atingida por quatro tiros e encaminhada para o hospital em estado grave

Transparência

Vereador que integra Comissão de Segurança Pública em Campo Grande tem escritório político invadido e furtado

Flávio Cabo Almi, do PSDB, é defensor da internação compulsória de usuários de droga