Documentário que conta a história de quatro mães cujos filhos foram retirados das aldeias de , maior cidade no interior sul-mato-grossense, virou assunto nas redes sociais da Europa. O jornal Lemond Diplomatique Brasil destacou o vídeo, produzido na Reserva Indígena Federal de Mato Grosso do Sul.

“Negligência de quem” foi feito a partir de denúncia na ONU (Organização da Nações Unidas) de que crianças Guarani Kaiowa estavam sendo retiradas arbitrariamente das famílias nas aldeias de MS. A narrativa tem o relato de quatro mães indígenas surpreendidas pela ação do de Dourados.

Segundo o Conselho, a medida foi tomada em virtude do abandono por parte da mãe,  que só ficou da situação,  depois que os filhos tinha sido recolhidos. “Fiquei desesperada  e não sabia para quem ia reclamar por causa que são autoridades. Ele tiveram essa força de tirar as crianças de mim e mandar para um lugar onde u não sabia”, relatou uma delas.

Uma outra mãe também conta que estava em trabalho de parto, internada em um hospital da cidade e quando chegou em casa foi saber que seus filhos também foram recolhidos pelo Conselho.  “Nunca tinha acontecido isso comigo”, relata a indígena que ficou cinco dias conseguir comer nada por causa da saudade das crianças.

De acordo o jornal francês, o documentário mostra os choques culturais envolvidos na retirada de crianças indígenas das aldeias de Dourados, muitas vezes sob a justificativa de “negligência”. “O retrata e discute os efeitos devastadores desse processo nas vidas de quatro mães indígenas cujos filhos foram levados a abrigos urbanos”, diz a publicação  sobre a produção que de 39 minutos e 27 segundos, que é dirigida por Joana Moncau.