Nesta quinta-feira (10) o mundo dos juristas e estudiosos de Direito perdeu um dos grandes nomes da área. O professor de Direito Processual na Itália, Michele Taruffo faleceu aos 77 anos. O professor europeu dava aulas em Mato Grosso do Sul e considerava moderno e eficiente o sistema eletrônico da Justiça do Estado.

Além de grandes obras como o livro “Uma simples verdade”, o italiano deixou marcas nos corações dos amigos. Um deles é de . O atual coordenador do curso de pós-graduação do ITH na Capital, Celso Philbois, possui oito anos de história ao lado de Michele.

Assim, desde 2012 os profissionais compartilham a paixão pelo mundo jurista. “E desde então começamos nosso trabalho e até uma amizade”, lembra o sul-mato-grossense.

“Ele dava aula em um projeto de mestrado aqui e eu tive o privilégio de conviver com ele, foi muito importante para nós”, explica Celso. A vinda do professor europeu aconteceu para a realização de um projeto de mestrado. Que é um convênio entre o ITH (Instituto Health) com a de Girona, .

Michele e Celso coordenaram juntos o curso. “Ele era o professor neste projeto, nós tivemos o privilégio de formar quatro turmas neste programa aqui em Campo Grande, entre juízes e promotor”.

Sistema avançado

Celso destaca que o jurista italiano considerava o sistema eletrônico de MS impressionante. “Uma das coisas que ele observava sempre era sobre o nosso sistema de processo eletrônico. Isso impressionava ele”.

Então, indo mais além, “Michelle comentava sempre que a Europa tinha o sistema engessado e aqui nós temos um sistema de justiça todo moderno”. Assim, o professor acreditava que “temos uma forma muito eficiente aqui”.

Michele visitava Campo Grande pelo menos duas vezes por ano, quando ficava uma semana no país. Durante os períodos de , gostava de praticar turismo. “Ele era um grande fã do Pantanal, gostava de fazer passeios”.

Por fim, saudoso, Celso lembra que já visitou muitos pontos turísticos com o amigo. “Já estivemos juntos na Serra do Amolar e fizemos grandes andanças por aqui”.