Pular para o conteúdo
Cotidiano

Problemas continuam: Coren faz vistoria e aponta falta de funcionários no HRMS

Uma vistoria feita no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) na manhã desta segunda-feira (2) verificou que quase nada mudou com relação à sobrecarga de trabalho aos funcionários. O Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) aponta um déficit geral de 261 enfermeiros e 197 técnicos de enfermagem no hospital. […]
Arquivo -

Uma vistoria feita no HRMS ( de Mato Grosso do Sul) na manhã desta segunda-feira (2) verificou que quase nada mudou com relação à sobrecarga de trabalho aos funcionários. O (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) aponta um déficit geral de 261 e 197 técnicos de enfermagem no hospital. O Governo abriu uma seleção para o Hospital, porém foram disponibilizadas apenas 27 vagas.

O presidente do Coren, Sebastião Junior Henrique Duarte, explica que a vistoria foi feita com o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e constatou a falta de funcionários. “Hoje havia 15 pacientes na área vermelha para apenas quatro técnicos de enfermagem. Temos ainda uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) cheia com um baixo número de profissionais. Isso pode levar à morte de pacientes”, ressalta.

Segundo o Conselho, o Hospital Regional conta com uma equipe de 142 enfermeiros, 389 técnicos em enfermagem e 167 auxiliares de enfermagem. A SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) abriu uma seleção em fevereiro com 27 vagas, mas além de não serem o bastante, segundo o Conselho, os candidatos ainda não estão atuando.

“A Secretaria disse que não vai abrir concurso porque vai passar a gestão para uma OS (Organização Social). O MPMS tinha entrado com uma ação, para que o HRMS desse uma solução para o problema, mas esse prazo venceu no dia 14 de fevereiro. Não apresentaram nenhum projeto”, diz o presidente do Conselho.

Sebastião Duarte ressalta que o HRMS recebe muitos pacientes por ser um dos maiores do estado, mas para isso, é preciso ter estrutura. Na vistoria, ele conta que pode constatar o esgotamento mental dos profissionais, que fazem até 96 horas extras por mês devido à falta de funcionários.

O Coren continua em processo de interdição ética do Hospital Regional. O Conselho havia dado um prazo até o fim de fevereiro para que fossem tomadas medidas para a contratação imediata de pelo menos 34 profissionais de enfermagem. A concessão foi feita em atendimento a pedido do MPMS, que estava intermediando o rito de interdição ética dos serviços de Enfermagem na unidade de saúde.

Em janeiro, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) propôs o plano de contingenciamento de leitos, que significa o bloqueio de leitos de setores do hospital, de forma a adequar o número de pacientes assistidos aos profissionais de Enfermagem disponíveis para assistência.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Abandonado, centro comunitário é tomado por mato e gera medo entre moradores

MPRJ pede prisão preventiva de policial que atirou em universitário

Incêndio atinge anexo do Ministério da Educação em Brasília

iPhones cobiçados por brasileiros em viagens podem ficar 30% mais caros nos EUA com tarifas

Notícias mais lidas agora

Caminhoneiro denuncia sumiço de alterações em registro e aciona Detran-MS na Justiça

Após mais de 20 casos de mordida de peixe com ‘dentes humanos’, Praia da Figueira segue interditada

Santa Casa de Campo Grande deve R$ 250 milhões aos bancos

oficina de portfólio

Coletivo MS+Underground abre inscrições para oficina gratuita de criação de portfólio

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Elton John desabafa sobre cegueira parcial: “Tem sido muito estressante”

Em uma entrevista recente ao jornal The Times, Elton John emocionou ao compartilhar um momento delicado de sua vida.

Polícia

Filho tenta socorrer mãe de cárcere privado e acaba sendo esfaqueado em MS

O filho estava na companhia de um amigo que também foi atingido

Le Blog Maria Antonia

Caio Blat revela: cortar o próprio cabelo é vício, meditação e libertação

Conhecido por seus cachos marcantes, Caio Blat surpreendeu ao revelar nas redes sociais que ele mesmo é o responsável por cortar o próprio cabelo. Segundo o ator, a prática vai muito além de vaidade: tornou-se um ritual pessoal de autocuidado, meditação e até de improviso. “Tenho o vício de cortar meus próprios cabelos”, contou. Para … Continued

Famosos

Ana Castela aproveita show de Gustavo Mioto em festival sertanejo no Paraná

Cantora curtiu show do ex-namorado na ExpoLondrina, neste domingo (06)