Pular para o conteúdo
Cotidiano

Primeiro crematório de Campo Grande chega com missão de ‘quebrar tabu’

Com sustentabilidade, arquitetura e tecnologia de ponta, o primeiro crematório de Campo Grande foi inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (7), no ano em que empresários do segmento funerário completam 39 anos de atendimento na Capital. O crematório tem estruturas de cruzeiro, capela, columbário e ossuário, novidades para os campo-grandenses que até então precisavam recorrer ...
Arquivo -

Com sustentabilidade, arquitetura e tecnologia de ponta, o primeiro crematório de foi inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (7), no ano em que empresários do segmento funerário completam 39 anos de atendimento na Capital. O crematório tem estruturas de cruzeiro, capela, columbário e ossuário, novidades para os campo-grandenses que até então precisavam recorrer a serviços de fora do Estado se optassem por cremação.

A obra de 800 metros quadrados de construção e 9 metros de altura se destaca pelo seu paisagismo, pensado pela arquiteta Alessandra Ribeiro. “Um verdadeiro desafio. Trouxemos uma ão de paz e uma escultura e contemplação da natureza”, afirma sobre o maior complexo do segmento na região centro-oeste.

Já em seu interior, o destaque vai para o luxo encontrado em todos os cantos. O local possui a área administrativa, de cerimônia e de cremação. Todas pensadas de maneira para aconchegar às famílias. “Temos que pensar na morte como o símbolo de cumprimento de uma missão”, destacou.

Para consolidação do projeto, que começou em 2013, foi preciso a concessão do serviço pela Prefeitura de Campo Grande bem como a Licença Ambiental pela , e então as obras tiveram início em 2017. “Um edifício classificado por uma instituição americana como sustentável, com monitoramento ambiental e até tecnologia de reaproveitamento de água”, revelou o secretário Luiz Eduardo Costa, da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

Falar sobre cremação pode ainda ser um assunto tabu, pensamento que já está mudando, de acordo com o diretor Artur de Carli. “De alguns anos para cá, vemos a cremação crescer como opção. Não há novos espaços nos cemitérios públicos e nos privados está cada vez mais escasso. Contudo, o crematório funcionará como uma extensão do cemitério e nossos associados poderão aderir ao novo serviço por uma pequena taxa mensal”.

A diretora presidente afirma que o local está à disposição de todos os campo-grandenses. “Nossa empresa sempre colocou à disposição da sociedade e seus associados uma ampla rede de atendimento e serviços com alto nível de qualidade, pois priorizamos um completo apoio e acolhimento as famílias que nos procuram. Por isso avançamos e inovamos, entregando a todo Estado mais uma opção no rol de nossas atividades”, frisa a diretora presidente Nilma Ribeiro Cardoso.

Inaugurado em 1974 em , o crematório municipal de Vila Alpina foi o primeiro do Brasil e também da América Latina. Segundo Gisela Adissi, presidente do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep), a percepção é de um índice ainda pequeno, mas que vem sofrendo mudanças, pois hoje já somam cerca de 100 crematórios espalhados pelo país.

A obra tem certificado do Selo Leed (Liderança em Energia e Designer Ambiental) concedido no Brasil pelo Green Building Council (GBC). De acordo com a direção, a cremação leva de 1h a 1h30.

Serviço

O Crematório Campo Grande está localizado na Avenida Tamandaré n. 6.781 – Vila Nasser, em frente ao Cemitério Jardim das . Informações sobre venda de planos e outros serviços oferecidos podem ser obtidos pelo telefone (67) 3361-2940, pelo site ou ainda pelo e- mail [email protected].

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Micro-ônibus com 18 alunos sai da pista e bate em barranco na MS-316

Deputado Arthur Lira começa a sentir o gosto do café frio na mesa de aliados

senado visita redação

[ BASTIDORES ] Redação abençoada e visita no Senado

Motorista fica preso nas ferragens e dois ficam feridos após caminhão atingir carro na BR-262

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Motorista sofre sequestro relâmpago durante roubo de carro no Tiradentes

Últimas Notícias

Transparência

Irmão de vereador ganha cargo de assessor chefe na prefeitura de Campo Grande

Guilherme foi doador na campanha de Leinha para vereança em 2024

Polícia

VÍDEO mostra perseguição da PRF contra traficante que carregava drogas em caminhonete em Campo Grande

Traficante correu em meio a um matagal

Cotidiano

Temperaturas permanecem elevadas e com chance de chuva em MS nesta sexta-feira

Aproximação de uma nova frente fria favorece o aumento de nebulosidade

Polícia

Mulher é rendida por assaltante armado enquanto caminhava com a filha de 6 anos

Caso aconteceu no bairro Atos dos Indaiá, em Dourados