Perigo dos escorpiões: pets correm os mesmos riscos que os humanos
Com o alto índice de acidentes com escorpiões no estado, a preocupação de como se proteger ronda os lares sul-mato-grossenses. Porém o perigo também atinge os animais de estimação e segundo o doutor em bioquímica Malson Neilson de Lucena, “eles correm os mesmos riscos que os humanos”. Afinal, assim como crianças e idosos, animais pequenos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com o alto índice de acidentes com escorpiões no estado, a preocupação de como se proteger ronda os lares sul-mato-grossenses. Porém o perigo também atinge os animais de estimação e segundo o doutor em bioquímica Malson Neilson de Lucena, “eles correm os mesmos riscos que os humanos”.
Afinal, assim como crianças e idosos, animais pequenos estão no grupo de risco para acidentes com escorpiões, segundo o pesquisador. “A gravidade depende muito da quantidade de peçonha (veneno), que foi injetada e do tamanho dos animais”.
Malson também admite que é difícil definir se o animal foi picado por um escorpião. Segundo ele, “o que pode indicar é um vermelhidão na região picada e também vai ter calor nessa área, vai ser possível sentir ela um pouco mais quente”.
Além disso, ele explica que no local da picada poderão aparecer manchas pretas e que em casos de escorpiões essas marcas acontecem rapidamente. “Diferente de um acidente com aranhas, que demoram mais para necrosar”.
Em casos de acidentes
O doutor lembra que “em qualquer das situações, o mais indicado é levar o animal para ajuda médica veterinária o mais rápido possível e também tentar achar o animal que picou”. Ele também diz o causador do acidente deverá estar por perto e é uma das formas mais corretas de saber como o pet foi picado.
Malson ressalta que é muito importante encontrar o animal que picou o bichinho de estimação, para que seja aplicado o soro correto. “É muito importante, pois mesmo que seja feito um tratamento de dor correto, pode ser que haja vestígios de peçonha no corpo do bicho de estimação e para isso é necessário o soro, que neutraliza”, explica.
Para a prevenção dos acidentes com os pets, o doutor explica que a melhor forma é manter a casa inteira limpa e se possível o bichinho de estimação dentro de casa. “Tem que manter o animal em um ambiente limpo, com aquelas dicas de fechar ralos e frechas. Muita gente deixa os animais expostos do lado de fora da casa, isso é uma exposição maior de riscos se a casa tiver um escorpião”, diz Malson.
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
Últimas Notícias
VÍDEO: Mulher é atingida por bala perdida durante tiroteio no Centro de Cassilândia
Homem envolvido no tiroteio também ficou ferido
Precisa fazer compras de Natal? Centro de Campo Grande funciona até às 22h neste fim de semana
Se você ainda não comprou os presentes de Natal, o centro segue com horário estendido até o dia 23 de dezembro
Motorista morre carbonizado em acidente com carreta na MS-276
Motorista bateu na lateral da carreta
Caravana Natal nos Bairros estará no Portal Caiobá neste sábado
Confira os detalhes da programação do Natal nos Bairros, que termina segunda-feira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.