A Prefeitura de –a 307 km de Campo Grande– confirmou nesta sexta-feira (24) o primeiro caso positivo de no município, até então uma das três únicas cidades sem registros de Covid-19 (as outras são Figueirão e Japorã, ainda sem confirmações). O paciente é um soldado do Exército, que já foi colocado em isolamento domiciliar. O caso ainda será inserido nas estatísticas estaduais.

A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, em nota assinada pela titular da pasta, Sandra Teresa Bedin Garcia. Por volta das 15h de quinta-feira (23), a Coordenação de Vigilância Sanitária de Coxim informou que um soldado do 470º Batalhão de Infantaria, morador de Pedro Gomes, testou positivo para o Sars-Cov-2 (Covid-19), sendo liberado para cumprir o isolamento domiciliar e tratamento na cidade de origem.

“Mediante essa informação, a equipe de coordenação de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de Pedro Gomes imediatamente foi até a residência do mesmo, onde foram passadas todas as orientações quanto as medidas de isolamento/tratamento e demais protocolos instituídos pelo Ministério da Saúde”, destacou a nota.

Tanto o soldado quanto um contato próximo foram colocados em isolamento domiciliar, sendo acompanhados e monitorados pela equipe da secretaria –que reforçou recomendação para que a população siga as medias de controle e prevenção, recomendações e restrições para evitar o contágio pelo coronavírus (, evitar aglomerações, usar máscaras, higienizar as mãos, não compartilhar tereré ou narguilé, evitar contato físico e respeitar o ).

A titular da secretaria ainda destacou que o volume de casos no Estado (que passou de 20 mil infectados e já tem 285 óbitos) e na região norte tem aumentado exponencialmente, “causando enorme preocupação, sendo necessário todos nós redobrarmos os cuidados”.

Pedro Gomes já vinha adotando medidas como toque de recolher e controle em barreiras sanitárias nas duas entradas da cidade. Tal fato fez com que o município evitasse apresentar casos positivos de Covid-19 mesmo com o aparecimento da doença nas cidades vizinhas. Em maio, um suposto óbito por coronavírus foi investigado, mas os testes deram negativo.

Agora, apenas Figueirão –também no norte do Estado– e Japorã, no extremo sul, seguem sem registros de casos positivos.