Resultou negativo para o caso investigado de óbito por em , cidade a 308 km de Campo Grande. O paciente em questão tinha 39 anos, fazia hemodiálise e problemas de saúde pré-existentes e havia dado entrada na madrugada da segunda-feira (11) no da cidade com sintomas gripais.

O prefeito da cidade, Willian Fontoura (PSDB), detalhou à reportagem que o paceinte havia chegado com sintomas de falta de ar ao hospital, mas que não se enquadraria como caso suspeito. “Acontece que este é o protocolo hoje: se a pessoa está gripada é feita a averiguação, para ver se é procedente. Infelizmente ele veio a óbito e estamos aguardando” disse Fontoura.

No entanto, mesmo sem confirmação de casos da doença, o município adorou uma série de ações para evitar casos de Covid-19. Sonora – que já foi distrito do município – é o sexto em casos no Estado, com 13 pacientes. As divisas ainda incluem Coxim, com quatro pacientes, e Alcinópolis, com um. A vizinha Alto Araguaia (MT) segue sem casos até aqui.

Para evitar a contaminação, a prefeitura anunciou medidas de isolamento que incluem o toque de recolher, das 21h às 5h, e a instalação de barreiras sanitárias na MS-215 (entrada da cidade) e na PG-03 (que dá acesso a Sonora) onde quem chega à cidade é identificado e orientado para entrar voluntariamente em quarentena.

“Muitas pessoas foram para outra cidade, por exemplo, para estudar, e voltam para a casa dos pais porque estão sem aulas. Eles automaticamente têm de ficar isolados. Se vier de um local sem casos, a quarentena é de 7 dias. Se for de uma cidade com casos de coronavírus, são 14 dias isolado, período em que a doença se manifesta”, explicou o prefeito. “E a população vem cuidando”.