As lombadas instaladas no , em , e desativadas há mais de um ano pela Perkons SA, empresa que prestava serviços ao Detran-MS, foram retiradas no último final de semana. O órgão estadual estima que novos aparelhos devam demorar ainda mais seis meses para serem instalados.

De acordo com um funcionário que trabalha no Parque dos Poderes, na quinta-feira (12) chegou para trabalhar e os aparelhos ainda estavam no local. No domingo, quando retornou, não havia mais nada.

Ismael Neves, de 25 anos, trabalha em uma empresa que presta serviços no parque e disse que, apesar de não estarem funcionando há muito tempo, os equipamentos inibiam os motoristas de circularem em alta velocidade pelas vias.

Conforme o que, diferente das demais áreas da cidade, administra os equipamentos de trânsito do Parque dos Poderes, um novo processo para contratar uma nova empresa está em andamento. O procedimento, conforme o departamento, é “complexo” e exige vários detalhamentos.

“Por se tratar de um processo complexo onde atenderá a demanda de todo o Estado, há várias fases, como tempo longo de publicação, prazo para recursos, levantamento e especificação de cada local, justificativa técnica, entre outros, a nossa expectativa é que leve ainda seis meses para licitar a empresa que fará o serviço de lombadas e radares do MS”, explicou órgão em nota.

Descumprimento contratual

A empresa Perkons SA desligou os radares de Mato Grosso do Sul por duas vezes no ano passado. Na primeira vez, em julho de 2019, a empresa alegou ausência de repasse nas parcelas do contrato. Após receber pagamento de R$ 1,6 milhão pelo Detran-MS, porém, a Perkons também exigiu apresentação de um plano de quitação, no prazo de dez dias, que venceu no mês seguinte à ocasião.

Em agosto de 2019, a empresa destacou que o desligamento ocorreu porque o Detran-MS não estaria cumprindo prazo acordado, no caso, de apresentação do plano de quitação à dívida que ultrapassava R$ 10,4 milhões.

“Tal prazo expirou e a Perkons novamente buscou se reunir e dialogar com o Detran-MS, junto à Secretaria de Estado da em 06/08/2019, onde foi solicitada prorrogação de prazo até 09/08/2019 para a apresentação do cronograma de pagamento da dívida (…). Entretanto, mais uma vez não houve qualquer manifestação ou providência de ambos”, explicou a empresa na época. Após o ocorrido, os 144 radares da empresa prestadora de serviços em MS foram desligados.