Muitos usuários do , que retomou os serviços nesta segunda-feira (6), em , reclamam de dificuldades na integração entre os ônibus, situação que tem feito muitos campo-grandenses gastarem até 3 passes só para ir ou voltar do trabalho. Confira como fazer a integração corretamente e não gastar mais passes do que o necessário.

De acordo com o , a integração entre ônibus sempre foi permitida, desde que em ônibus no mesmo sentido de linhas diferentes, apenas para usuários que possuem o Cartão Eletrônico Cidadão. O cartão é pessoal e a primeira via pode ser retirada gratuitamente nos terminais, informando apenas o CPF.

O que ocorre é que muitos usuários não possuem esse cartão, e utilizavam, por exemplo, o Cartão Eletrônico Portador ou o Unitário, que não dão direito a integração. Problemas não faziam parte da rotina de muitos usuários porque a maioria faz a troca de ônibus em terminais, e o embarque sempre ocorreu pelas portas traseiras, o que não exige a integração com uso de cartão.

Em razão da pandemia e da determinação da prefeitura de que os ônibus rodem apenas com passageiros sentados, o Consórcio Guaicurus passou a fazer os embarques pelas portas da frente nos terminais, o que exige que os cartões sejam usados na modalidade integração. Com isso, muitos usuários enfrentaram problemas por não ter o cartão Cidadão.

Para facilitar a vida de quem depende do ônibus na cidade, o tempo de integração, nesse período de pandemia, foi estendido de 1 hora para 2 horas.

Portanto, para não ter problemas na integração nesse período em que o embarque é feito pelas portas da frente do ônibus, o caminho é mesmo retirar um cartão Cidadão nos terminais. Apresente um documento com foto e o CPF.

O Jornal Midiamax questionou o Consórcio Guaicurus e a prefeitura de Campo Grande sobre possibilidade de mudança no embarque dos terminais, para diminuir os problemas na integração, e aguarda retorno.