Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ligados no Transporte: Ex-funcionários do Consórcio se unem para denunciar abusos

Há quase cinco anos, um grupo de amigos resolveu criar uma página e um blog para denunciar o descaso e as irregularidades nos ônibus em Campo Grande, o ‘Ligados no Transporte’. Fábio Martins, de 27 anos, e Gabriel Santos, de 25 anos, são administradores da página e ex-funcionários do Consórcio Guaicurus e viam de perto […]
Arquivo -
Eles acompanhavam de perto as irregularidades do Consórcio
Eles acompanhavam de perto as irregularidades do Consórcio

Há quase cinco anos, um grupo de amigos resolveu criar uma página e um blog para denunciar o descaso e as irregularidades nos ônibus em , o ‘Ligados no Transporte’. Fábio Martins, de 27 anos, e Gabriel Santos, de 25 anos, são administradores da página e ex-funcionários do e viam de perto os problemas do . Nesta segunda-feira (15), eles acompanham uma audiência pública sobre os ônibus na Câmara Municipal.

Os administradores do ‘Ligados no Transporte’ explicam que só em junho deste ano, o Consórcio promoveu 51 alterações em linhas de ônibus, sendo que a grande maioria foi relacionada à exclusão de linhas. No ano passado inteiro, foram 120 mudanças.

Mas afinal, como eles têm acesso às informações, considerando que a empresa promove mudanças às escuras na Capital? Os amigos contam que não são jornalistas, mas aprenderam que é possível ter acesso a documentos da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) pela Lei de Acesso à Informação.

Ligados no Transporte: Ex-funcionários do Consórcio se unem para denunciar abusos
Só no caminho até a Câmara, Fábio já flagrou um ônibus com o ar condicionado desligado. (Foto: Marcos Ermínio)

A caminho da Câmara na manhã desta segunda-feira (15), Fábio Martins já flagrou um ônibus com o ar condicionado desligado. Ele questionou o motorista, que por sua vez, disse que a orientação da empresa é manter o ar condicionado desligado caso as janelas não sejam lacradas. Ou seja, se tem janela, o usuário não tem direito ao ar condicionado, mesmo no clima quente da Capital.

O administrador Gabriel Santos considera que a Prefeitura deveria fiscalizar melhor os problemas nos ônibus. “Se a prefeitura ficasse em cima, fiscalizasse de verdade, não teríamos tantos problemas. A prefeitura tem que fiscalizar, multar e penalizar”. Os amigos contam que ‘cortar’ uma volta é muito comum no Consórcio Guaicurus principalmente durante a noite, ainda mais nos terminais Nova Bahia e General Osório.

Os amigos acompanharam a audiência pública sobre o transporte no ano passado e dizem que esperavam mudanças, o que não aconteceu. Pelo contrário, para eles, a situação ficou ainda pior para os usuários de ônibus na Capital.

Audiência Pública

O transporte público de Campo Grande é alvo de debate em audiência pública nesta segunda-feira (15) na Câmara de Vereadores. Reclamações de passageiros sobre atrasos, superlotação das linhas, valores da tarifa, condições dos terminais e dos ônibus estarão entre os temas discutidos. A discussão foi proposta para cobrar informações e respostas sobre problemas constatados, a exemplo dos ônibus que ficam parados próximos aos terminais, sem circular em determinados horários.

Foram chamados a participar da discussão o prefeito Marquinhos Trad (PSD), representantes da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos), Consórcio Guaicurus, Conselho de Usuários do Transporte Coletivo, Associação dos Usuários do Sistema Integrado de Transporte Urbano e Estadual Rodoviário e Ministério Público Estadual.

(Colaborou Richelieu Pereira)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

Fumaça de incêndio no Noroeste chama a atenção e é vista a 18 km de distância

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Fagulhas de fogo se espalham e incêndio chega em área que pertence ao Parque dos Poderes

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via

Famosos

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

Cantor publicou em seu Instagram momento em que recebe alta da UTI

Política

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Ministro Alexandre de Moraes está proibido de entrar nos Estados Unidos

MidiaMAIS

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Pintura "Dois Amantes", de Yasmin Oliveira, segue em votação popular até o próximo domingo (3)