O novo decreto que impõe medidas mais severas para frear o avanço do novo em altera a vida de muita gente. Com funcionamento dos estabelecimentos alterados e até suspensos aos fins de semana, apenas atividades consideradas essenciais podem seguir com horário de funcionamento que já vinha sendo praticado nas últimas semanas.

De acordo com a prefeitura, são considerados serviços essenciais: assistência à saúde, incluindo atividades da atenção primária a saúde e serviços médicos hospitalares; farmácias e drogarias; conveniências, hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, padarias e centros de abastecimento de alimentos. Esses locais podem funcionar em horário normal que já vinha sendo praticado até então, respeitando o horário limite imposto pelo , que inicia às 20 horas.

Também são considerados essenciais os serviços de infraestrutura, como fornecimento de água, , limpeza urbana, energia elétrica, distribuição de gás, telefonia e internet; atividades relacionadas à cadeia de resíduos; postos de combustíveis e serviços de apoio em rodovias; atendimento médico veterinário; serviço de delivery e segurança particular.

Ainda segundo o decreto, ficam de fora da restrição serviços funerários; serviços de hospedagem; de mobilidade urbana; atividades religiosas e ações de fiscalizações e exercício do poder de polícia em geral. No caso de mercados, supermercados, hipermercados, além de templos religiosos, o atendimento deve cessar até às 20 horas, horário estabelecido pelo toque de recolher.