Pular para o conteúdo
Cotidiano

Número de infectados por coronavírus em Reserva Indígena salta de 10 para 30 em MS

A pandemia na Reserva Indígena de Dourados continua em nível cada vez mais crescente e ao mesmo tempo alarmante. Dados do Boletim Epidemiológico do Dsei-MS (Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul) divulgado nesta segunda-feira (18) revelam que os números de casos confirmados de coronavírus nas aldeias saltaram de 10 para […]
Arquivo -

A pandemia na Reserva de continua em nível cada vez mais crescente e ao mesmo tempo alarmante. Dados do Boletim Epidemiológico do Dsei-MS (Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena de ) divulgado nesta segunda-feira (18) revelam que os números de casos confirmados de coronavírus nas aldeias saltaram de 10 para 30 casos.

Em apenas cinco dias, desde a divulgação do primeiro caso no dia 13 de maio, a situação na Reserva Indígena  torna-se ainda preocupante uma vez que a propagação da doença acontece de forma acelerada. No dia seguinte os números passaram para três casos, em menos de 24 horam passaram para dez e agora, em pouco mais de 48 horas, chegam a 30.

O que chama a atenção na divulgação do número total de testagens positivas é que, somente nesta segunda-feira (18) surgiram 22 novos casos em Dourados, com 20 confirmações somente na Reserva.

Dados do Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus revelam  que a maior partes desses novos casos confirmados fazem parte da rede de contato da paciente que trabalha em um frigorífico do grupo JBS e que a maior parte dos pacientes está em isolamento domiciliar.

Segundo o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Dourados, Emerson Eduardo Correa, todos esses casos registrados na Reserva Indígena  estão sendo monitorados pelo Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus e a maior parte está em isolamento domiciliar.

Outro fator que deve ser levando em conta é o fato de haver dificuldades no cumprimento de medidas de isolamento, dada a especificidade das características culturais das comunidades indígenas e também de haver resistência entre os mais idosos.

A essas dificuldades já apontadas pelos agentes de saúde que atuam nas comunidades, aliam-se algumas situações consideradas emergenciais que foram apontadas pelos integrantes dos conselhos tradicionais dos povos Guarani e Kaiowá alimentos,  que divulgaram carta denunciando a falta  “de máscaras de três camadas de tecido de algodão, produtos de higiene para as comunidades, caixas d’aguas para armazenamento, e sementes para o plantio nas roças”.

No documento os indígenas falam em genocídio nas reservas, caso não seja feito um fortalecimento da Secretaria Especial de Saúde indígena, com ambulâncias, leitos, alternativas de isolamentos possíveis para a comunidade, proteção aos trabalhadores em contatos familiares, EPI’s e em cemitérios.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Vou cortar sua cabeça’: marido vê troca de mensagens, ameaça esposa e é preso em MS

Colheita em MS: clima seco favorece milho e algodão, mas preocupa cultivo de trigo

Bioparque Pantanal realiza exposição de orquídeas neste sábado

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Manifestação em defesa da soberania brasileira mobiliza pessoas no centro da Capital

Últimas Notícias

Esportes

Hamilton mostra frustração e sugere à Ferrari trocar de piloto: ‘Sou absolutamente inútil’

Lewis Hamilton não escondeu a decepção após ficar fora do top 10 do grid pela segunda prova consecutiva

Loterias

Loterias sorteia concurso da Mega-Sena com premiação de R$ 85 milhões

Sorteio será realizado às 19 horas e apostas podem ser feitas até as 18 horas (horários de MS), de forma presencial ou on-line

Emprego e Concurso

Inscrições para concurso do Crefito-MS com salários de até R$ 5,6 mil seguem até sexta-feira

Oferta é de duas vagas para contratação imediata e formação de cadastro de reserva, para cargos de nível médio e superior

Polícia

Jovem morre ao tentar passar por vão de porta e ser esmagado em Ribas do Rio Pardo

A vítima foi encontrada já sem vida na manhã deste sábado