Pular para o conteúdo
Cotidiano

No dia em que confirmou caso de coronavírus em servidor, Agepen prorroga suspensão de visitas em presídios

A suspensão de atividades e visitas a internos no sistema penitenciário estadual foi prorrogada até 6 de junho. A decisão partiu da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e consta em nota técnica expedida nesta sexta-feira (22), que prorroga por mais 15 dias a medida adotada como forma de prevenção ao contágio do […]
Arquivo -

A suspensão de atividades e visitas a internos no sistema penitenciário estadual foi prorrogada até 6 de junho. A decisão partiu da (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e consta em nota técnica expedida nesta sexta-feira (22), que prorroga por mais 15 dias a medida adotada como forma de prevenção ao contágio do novo coronavírus (Covid-19) entre os internos e os servidores penitenciários.

Horas depois de a medida ser adotada, A Agepen também confirmou que um agente de Polícia Penitenciária da PED (Penitenciária Estadual de ) testou positivo para o novo coronavírus. A medida já deve impactar o sistema de plantões responsáveis pela vigília dos cerca de 2,7 mil internos no local, diante do afastamento de servidores e possível convocação de substitutos de outros locais.

Segundo a agência, continua a ser implementada a operacionalização das visitas sociais virtuais como forma de priorizar o contato familiar durante o cumprimento das penas nos presídios estaduais. A ferramenta é usada também em outros Estados e ajudar a evitar a entrada de um grande volume de pessoas nos presídios –a Máxima de , por exemplo, recebe cerca de 1,7 mil visitantes por final de semana.

A nota técnica também mantém suspensos eventos sociais, palestras, projetos, atividades escolares e grupos e projetos educacionais nos estabelecimentos penais; bem como a assistência religiosa e ações das instituições cadastradas e os setores de trabalho das unidades. A exceção são as atividades essenciais, definidas por cada diretor de presídio. Escoltas seguem realizadas apenas nos casos emergenciais de saúde ou com audiência marcada.

Prevenção

A Agepen informou, ainda, manter cuidados preventivos na entrada de novos detentos, que passam por triagem preliminar –na Capital, ocorre no Módulo de Saúde do Complexo Penitenciário; e no interior, no setor de saúde da unidade penal. Caso haja suspeita, o detento é atendido e isolado.

As suspensões atendem as diretrizes do Ministério da Saúde e do (Departamento Penitenciário Nacional), além da recomendação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), diante da vulnerabilidade da população prisional. O documento com as novas orientações foi enviado aos presídios e unidades de e órgãos públicos da Saúde, Justiça, Execução Penal e afins para conhecimento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Modelo brasileira é escolhida pela Chanel para fotos de alta joalheria

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: muro que ameaçava cair desaba sobre ponto de ônibus na Vila Sobrinho

No ponto havia uma placa com o aviso de desativado

Trânsito

Motorista é socorrido em forte colisão com capotamento na Afonso Pena

Cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Espírito Santo

Polícia

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Foi morto em um confronto com policiais do Choque da Polícia Militar, na noite desta sexta-feira (18)

Trânsito

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Entre as rotatórias da Apaporé e da entrada do Calcário Bodoquena