Pular para o conteúdo
Cotidiano

No dia em que confirmou caso de coronavírus em servidor, Agepen prorroga suspensão de visitas em presídios

A suspensão de atividades e visitas a internos no sistema penitenciário estadual foi prorrogada até 6 de junho. A decisão partiu da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e consta em nota técnica expedida nesta sexta-feira (22), que prorroga por mais 15 dias a medida adotada como forma de prevenção ao contágio do […]
Arquivo -

A suspensão de atividades e visitas a internos no sistema penitenciário estadual foi prorrogada até 6 de junho. A decisão partiu da (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e consta em nota técnica expedida nesta sexta-feira (22), que prorroga por mais 15 dias a medida adotada como forma de prevenção ao contágio do novo coronavírus () entre os internos e os servidores penitenciários.

Horas depois de a medida ser adotada, A Agepen também confirmou que um agente de Polícia Penitenciária da PED (Penitenciária Estadual de ) testou positivo para o novo coronavírus. A medida já deve impactar o sistema de plantões responsáveis pela vigília dos cerca de 2,7 mil internos no local, diante do afastamento de servidores e possível convocação de substitutos de outros locais.

Segundo a agência, continua a ser implementada a operacionalização das visitas sociais virtuais como forma de priorizar o contato familiar durante o cumprimento das penas nos presídios estaduais. A ferramenta é usada também em outros Estados e ajudar a evitar a entrada de um grande volume de pessoas nos presídios –a de , por exemplo, recebe cerca de 1,7 mil visitantes por final de semana.

A nota técnica também mantém suspensos eventos sociais, palestras, projetos, atividades escolares e grupos e projetos educacionais nos estabelecimentos penais; bem como a assistência religiosa e ações das instituições cadastradas e os setores de trabalho das unidades. A exceção são as atividades essenciais, definidas por cada diretor de presídio. Escoltas seguem realizadas apenas nos casos emergenciais de saúde ou com audiência marcada.

Prevenção

A Agepen informou, ainda, manter cuidados preventivos na entrada de novos detentos, que passam por triagem preliminar –na Capital, ocorre no Módulo de Saúde do Complexo Penitenciário; e no interior, no setor de saúde da unidade penal. Caso haja suspeita, o detento é atendido e isolado.

As suspensões atendem as diretrizes do Ministério da Saúde e do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), além da recomendação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), diante da vulnerabilidade da população prisional. O documento com as novas orientações foi enviado aos presídios e unidades de internação e órgãos públicos da Saúde, Justiça, Execução Penal e afins para conhecimento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
vereadores campo grande

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Últimas Notícias

Polícia

Homem tenta disfarçar, mas acaba preso com cocaína em ‘campinho’ da Capital

Droga foi avaliada em R$ 800

Brasil

Moraes determina bloqueio de bens e contas de Eduardo Bolsonaro

O parlamentar está impedido de fazer transações financeiras, inclusive receber doações em dinheiro, via Pix

Polícia

Acidente entre moto e kombi deixa dois feridos no São Conrado

Os relatos à reportagem afirmam que este seria o terceiro acidente registrado no dia

Brasil

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

Ex-presidente concedeu entrevistas transmitidas em redes sociais nesta segunda-feira