Pular para o conteúdo
Cotidiano

Fugindo do horário de pico, mais idosos circulam no Centro no 1º dia de passe liberado

Após seis meses suspenso em Campo Grande, o passe livre do transporte público para idosos voltou a funcionar nesta segunda-feira (05) e muitos usuários aproveitaram para resolver as pendências bancárias ou ir ao médico. O passe foi suspenso em março pela Prefeitura, como medida de segurança por causa da pandemia de coronavírus. Agora, com liberação, […]
Arquivo -

Após seis meses suspenso em , o passe livre do transporte público para idosos voltou a funcionar nesta segunda-feira (05) e muitos usuários aproveitaram para resolver as pendências bancárias ou ir ao médico. O passe foi suspenso em março pela Prefeitura, como medida de segurança por causa da de coronavírus. Agora, com liberação, a estratégia é evitar os horários de pico para não enfrentar lotação.

“Agora vou poder ir ao médico sem me preocupar com o gasto”, disse Helena Guarini, de 72 anos. Mesmo assim, hoje gastou com o transporte hoje, porque não sabia da liberação. “As vezes tenho que ir ao médico duas vezes na semana e fica longe de casa. Agora vai melhorar”, comentou. Helena afirma que tem medo da doença, mas que se sente segura. “Peguei o ônibus vazio”, destacou.

Fugindo do horário de pico, mais idosos circulam no Centro no 1º dia de passe liberado
Shirley aproveitou para ir ao banco nesta segunda. Imagem: Henrique Arakaki

Shirley de Medeiros, de 81 anos, também diz que se sente segura com o . Acompanhada da máscara e álcool em gel, ela evita os horários de pico e assim, raramente pega ônibus com muitos usuários. “Já utilizei hoje para ir na comprar remédio e estava tranquilo. Antes eu estava andando, mas só em caso de necessidade”, afirmou.

Para quem precisa ir ao banco, foi uma luta. Jandira Vieira, de 81 anos, ficou durante meses em casa, sem usar transporte público. No entanto, com a liberação, aproveitou esta segunda-feira para resolver pendências na agência bancária. “Vim no horário que estava bem vazio”, disse, completando que não pretende utilizar ônibus com frequência.

A liberação do passe também foi um alívio para Antônio Marcos Viana, de 68 anos. “Usava de vez em quando, mas agora vou conseguir vir, comprar as coisas mais baratas no Centro e ir no banco”, afirmou. O idoso também comentou que se sentiu seguro nesse retorno, com ônibus vazio. “Eu sinto medo, mas sigo todas as medidas de segurança”, afirmou.

Fugindo do horário de pico, mais idosos circulam no Centro no 1º dia de passe liberado
Antônio afirmou que respeitando as medidas de segurança, fica tranquilo com transporte público. Imagem: Henrique ArakakiR

Restrições

De acordo com a determinação, os passes dos idosos serão liberados para os dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h e das 19h às 00h. Aos finais de semana e feriados, o cartão eletrônico está liberado sem restrição de horário.

O passe gratuito dos estudantes permanecerão bloqueados devido a permanência das aulas remotas. Vale lembrar que ainda não há previsão de retorno presencial dos alunos às salas de aula e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) estima que somente em 2021 alunos retornem presencialmente às escolas.

De acordo com censo do IBGE de 2010, na Capital, o número estimado de pessoas entre 60 e 69 anos é de 19,5 mil, enquanto com 70 anos ou mais passa dos 15 mil.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos

Política

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Manifestantes fizeram churrasco e adesivaço em comemoração às sanções contra Alexandre de Moraes

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via