Quem nasceu no dia 29 de fevereiro é conhecido por fazer aniversário em um dia inusitado. O motivo se deve ao fato de fevereiro ganhar mais um dia no mês, fazendo o ano de 2020 ter 366 dias. A data, como em todas as outras, ganha aniversariantes especiais, bissextos. E neste sábado (29), na Maternidade Cândido Mariano, Valentina veio ao mundo.

A previsão do seu nascimento era para o dia 26, mas a caçula de Lúcia da Silva decidiu vir antes. “Eu queria que ela nascesse dia primeiro, pertinho do aniversário do irmão, mas quis vir hoje”, disse a mãe, aconchegando a pequena em seu colo.

Nasceu no ano bissexto: Valentina veio ao mundo em uma data pra lá de especial
Lúcia pensa em comemorar o aniversário da caçula junto com o irmão mais velho, que nasceu no dia 4 de março. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Na madrugada, às 03h, Lúcia começou a sentir as contrações do parto, que veio acontecer às 08h45. O parto, assim como do primeiro filho, foi normal. Ao ser questionada sobre a comemoração do aniversário de Valentina, a mãe já sabe bem o que fazer. “O jeito é comemorar um dia depois, dia primeiro. Daí comemora os dois irmãos juntos, porque agora só daqui quatro anos ela vai fazer aniversário na data certa”, contou sorrindo.

Além da Valentina, outro bebê nasceu neste dia 29, um menino. A mãe estava se recuperando do trabalho de parto e não pôde conversar com a equipe do Jornal Midiamax. Segundo a assessoria da Maternidade Cândido Mariano, mais dois partos estão programados para este sábado, mas não há previsão se vão acontecer ainda hoje ou amanhã.

Ainda tem gente om dúvidas sobre a data de aniversário. Porém, mesmo sendo celebrado de quatro em quatro anos, as pessoas nascidas nesta data devem ter o dia exato na certidão de nascimento, conforme a Lei nº 12.662/2012, onde deverá constar dia, mês, ano, hora e município de nascimento da criança.

O registro do bebê que nascer nesta data deve ser feito a partir da DNV (Declaração de Nascido Vivo), emitida por um profissional de saúde responsável pela gestação, do parto ou do recém-nascido, inscrito no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde).

Entenda mais sobre o ano bissexto

O fenômeno, que ocorre de quatro em quatro anos, será o quingentésimo quarto (504ª) da Era Comum. O ajuste foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César para adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.

A translação (volta ao redor do Sol) não é feita em exatos 365 dias, mas sim em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos. Essa fração de tempo é arredondada para seis horas e é compensada no ano bissexto, já que seis horas, em quatro anos, são 24 horas, ou seja, mais um dia.

Convencionou-se o acréscimo de um dia ao mês de fevereiro, sendo o 29º dia, auge do inverno no Hemisfério Norte e do verão no Hemisfério Sul.