Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dia das Crianças: mais de 700 estão em abrigos e 131 aptas para adoção em MS

Enquanto muitos desejam brinquedos caros, algumas crianças só querem um lar; veja o perfil dos meninos e meninas para adoção em MS.
Arquivo -

Enquanto muitos meninos e meninas desejam brinquedos legais neste , outros querem apenas um lar. Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), indicam que 715 crianças e adolescentes estão em situação de acolhimento em 139 unidades em . Deste total, 131 estão aptas a serem adotadas.

Uma criança ou adolescente em situação de acolhimento é quando se detecta uma situação de risco, negligência, abandono, maus-tratos, entre outras violações de direitos. A medida tem caráter temporário, até o retorno da acolhida, por adoção ou reintegração familiar, considerando o interesse da criança e do adolescente.

Perfil das crianças

Do total das crianças que já estão em situação de acolhimento, mesmo que ainda não disponíveis para adoção, 379 delas são meninas, o que corresponde a 53% do total.

Ainda conforme os dados do CNJ, a maioria não tem irmão: 460 são filhos únicos. Outros 102 têm um irmão, 76 possuem dois irmãos, 51 têm três irmãos e outras 26 possuem mais de três irmãos.

O sistema não informa a etnia de mais da metade dessas crianças. De acordo com o CNJ, 419, ou 57,9% não têm a etnia especificada. Em relação às demais, 153 são pardas, 83 são brancas, 39 são indígenas e 26 são pretas.

adoção
Muitas crianças têm irmãos nos abrigos. (Foto: Divulgação)

Desse total, quase metade são de adolescentes. Com mais de 15 anos são 175. Já entre 12 e 15 anos corresponde a 147 crianças. Por outro lado, o grupo com menos postulantes a um novo lar é o de meninos e meninas com idade de 6 a 9 anos, com 84 representantes.

O tempo de acolhimento da maioria delas é inferior a seis meses. São 209 que estão acolhidas em um abrigo por este período. Já, 71 crianças e adolescentes estão aguardando um destino de 2 a 3 anos.

Perfil dos pretendentes

Para adotar uma dessas crianças, são 311 pretendentes. Apesar de o número ser maior que os disponíveis para adoção, a incompatibilidade de preferência acaba gerando a fila.

Desses, apenas 32,9% (160) estão dispostos a aceitar um filho de qualquer etnia. Outros 26,3% (128) declararam fazer questão de um filho branco. Também há 23,3% (123) que querem uma criança parda, 34 têm preferência por amarelo, 25 querem adotar um filho preto e apenas 13 querem uma criança indígena.

Além disso, outro fator que impede uma criança de ser adotada é o desejo dos pretendentes em adotar apenas até uma certa idade. Dos 311, 57% querem crianças com no máximo 4 anos de idade. Apenas 53 estão dispostos a adotar crianças com idade superior a 8 anos.

Outra barreira que impede muitas crianças de terem uma nova família é quando não querem se separar dos irmãos. Isso porque 52,4% dos pretendentes querem apenas um filho e 45% aceitam dois. Apenas 8 postulantes a pais aceitam adotar um número maior.

adoção
Em MS, 71 crianças estão há mais de 2 anos em abrigos. (Foto: Divulgação)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

3ª Câmara Criminal nega recurso de insanidade mental para padrasto que atirou e matou enteado em Eldorado

título eleitor eleitores

Atenção, eleitor de MS: prazo para regularizar situação eleitoral termina no dia 19

Frio chegou? Temperatura despenca 11ºC em menos de 24h em Campo Grande

feira bolivia praça culturais

Feiras culturais são opção de lazer gratuito para Dia das Mães

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

Ao som de ‘Evidências’, Brasil conquista primeiro ouro em conjunto na Copa do Mundo de ginástica rítmica

Seleção brasileira superou as notas da Espanha e da França, que levaram a prata e o bronze, respectivamente

Mundo

Zelensky acolhe proposta de diálogo da Rússia, mas pede cessar-fogo imediato

Putin sugeriu retomar as negociações diretas com a Ucrânia na próxima quinta-feira

Cotidiano

Pode isso? Cinco hábitos que você faz no trânsito e não sabe que geram multa

Algumas infrações são graves e resultam em mais de 7 pontos na CNH

Especial

Como a publicidade ajuda a moldar o papel da ‘mãe’ na sociedade?

Campanhas tentam inovar ao representar a figura materna, mas ainda sofrem com mercado tradicionalista