Pular para o conteúdo
Cotidiano

Paciente que perdeu transplante porque avião do Governo de MS estava ocupado faz hemodiálise e espera rim

Eliete Contini da Silva continua na fila de espera para receber um transplante de um rim e faz hemodiálise para viver enquanto isso. Ela teve uma chance perdida no começo do mês porque a aeronave que seria usada para levar a paciente até Curitiba, no Paraná, onde o transplante seria feito, estava em uso pelo Governo […]
Arquivo -

Eliete Contini da Silva continua na fila de espera para receber um de um rim e faz hemodiálise para viver enquanto isso. Ela teve uma chance perdida no começo do mês porque a aeronave que seria usada para levar a paciente até , no Paraná, onde o transplante seria feito, estava em uso pelo Governo do Estado

 

A paciente realizou mais uma sessão de hemodiálise nesta quinta-feira (15), e comenta que, mesmo depois da repercussão do caso, não recebeu sequer uma ligação ou procura do Governo do Estado.

 

“A gente vai levando. A saúde está na mesma situação, mas estou bem. Só o TFD (Tratamento Fora de Domicílio de Transplante Renal), me ligou e me passou um número de telefone dizendo que se eu precisasse estavam disponíveis 24 horas”, disse.

 

Ainda segundo ela, as dificuldades financeiras começam a apertar e atrapalham o sono. “São três sessões (de hemodiálise) por dia, é um vai e vem, a gente fica abalada”. 

 

Eliete está na fila de transplante desde outubro do ano passado à espera de um novo rim. O Jornal Midiamax acompanhou o drama da paciente que teve uma chance de cirurgia perdida.

 

A reportagem encontrou em contato com a Abrec (Associação Beneficente Dos Renais Crônicos) que se limitou a informar que a fila segue o fluxo normal de cirurgias, conforme as doações de órgãos.

Reinaldo tentou mudar notícia, mas Justiça negou

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) tentou na Justiça mudar a notícia do Jornal Midiamax que revelou o drama vivido por uma paciente de MS que perdeu um transplante de rim porque o avião do Governo do Estado estava em uso.

No entanto, a tentativa foi rejeitada e o advogado de Reinaldo levou verdadeira ‘aula de liberdade de expressão’ da juíza Vania de Paula Arantes, da 4ª Vara Cível de .

Na reportagem, a paciente e a Central de Transplantes de Mato Grosso do Sul, em contatos documentados, afirmam que Eliete Silva não foi levada para cirurgia que poderia salvar a vida dela porque o avião estaria em uso pelo governador.

O Governo do Estado deixou de responder à reportagem na fase de apuração jornalística, mas negou que Reinaldo estivesse no voo logo após a publicação.

Apesar de a assessoria de Reinaldo não ter respondido à reportagem que pediu dados públicos como planos de voo e lista de passageiros dos aviões de MS, imediatamente após receber posicionamento depois da repercussão da notícia, o Jornal Midiamax inseriu as informações no texto e ainda fez nova notícia.

Enquanto uns se preocupam com a imagem pública, outros se preocupam com a própria sobrevivência. Eliete Contini da Silva é renal crônica e desde outubro do ano passado está na fila à espera de um rim.

Ela se mantém viva com sessões semanais de hemodiálise. Sem conseguir embarcar, Eliete perdeu a cirurgia e o órgão foi repassado para outro paciente. “Foi cruel, nem digo que foi triste, foi cruel”, desabafa a paciente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é preso após ser acusado de assediar crianças em parque de Dourados

Menino de 10 anos morre em acidente de motocicleta conduzida pelo tio na MS-156

Em 2017, o ICL entrou na mira do Tribunal de Contas da União pelo uso de R$ 150 milhões

[ BASTIDORES ] Agenda interna? ‘Visita surpresa’ chama atenção

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

1797 – Fundação de Miranda

Últimas Notícias

Cotidiano

Super Quarta: Funsat oferta mutirão mais de 2 mil vagas em Campo Grande

Além da lista de vagas diárias, três empresas realizam seleção nesta quarta-feira

Famosos

Arlindo Cruz não responde mais a estímulos: ‘Está bem distante’

Babi Cruz pegou os fãs de surpresa ao revelar uma piora na consciência de Arlindo Cruz, que luta contra sequelas de um AVC que sofreu em 2017

Polícia

‘Só ouvi o barulho’: Caminhoneiro alega não ter visto motocicleta de nutricionista morto em acidente  

Nutricionista chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital

Cotidiano

Com sol entre nuvens, máxima alcança 32°C em MS nesta quarta-feira

O tempo permanece seco em todo o Estado