Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em busca por respeito, grupo de cicloativistas se mobiliza em Campo Grande

O Bici Nos Planos Campo Grande é um coletivo de cicloativistas que promove audiências, palestras, oficinas e campanhas educativas, com objetivo de apresentar demandas ao poder público e incluir a bicicleta como meio de mobilidade urbana sustentável, além de integrar a campanha nacional Mobilidade Sustentável nas Eleições, de forma totalmente apartidária. Para uma das integrantes...
Arquivo -

O Bici Nos Planos é um coletivo de cicloativistas que promove audiências, palestras, oficinas e campanhas educativas, com objetivo de apresentar demandas ao poder público e incluir a bicicleta como meio de mobilidade urbana sustentável, além de integrar a campanha nacional Mobilidade Sustentável nas Eleições, de forma totalmente apartidária.

Para uma das integrantes Cintia Possaf, de 35 anos, é necessário investir em educação no trânsito, e distinguir as necessidades de quem usa a bicicleta para lazer ou esporte, e quem usa para se deslocar até o serviço, escola ou .

“Para quem utiliza no dia a dia, não tem roupa especial e capacete, o motorista não vai olhar do mesmo jeito. É diferente a forma para quem anda todo vestido em cima da bicicleta e alguém que está com uma caixa de ferramentas ou uma mulher com bolsa”.

Em busca por respeito, grupo de cicloativistas se mobiliza em Campo Grande
Cintia e seu filho (Foto: Arquivo pessoal)

Na perspectiva do coletivo, as campanhas de educação aos motoristas e futuros condutores são pontuais e não tem uma grande efetividade. A conscientização tem que ser feita na base, formando um motorista, ciclista ou pedestre com respeito nas vias, desde a infância.

“Bogotá é uma referência na educação no trânsito, desde a educação básica, tem uma monitora que acompanha a pé ou de bicicleta as crianças na hora de ir para a escola. Ela aprende como como deve se comportar, e ali já cresce uma criança que se for motorista, será consciente”, explicou Cintia.

Uma das maiores dificuldades citadas pelo grupo, é a falta de estrutura da cidade. No centro ou em órgãos públicos, o ciclista não tem um chuveiro, e um local seguro e adequado para guardar a bicicleta, mesmo se você quiser pagar, você não encontra um estacionamento. A falta de Iluminação pública e outro problema grave, que por vezes, causa o de um ciclista no período noturno.

Soluções e Ciclovias 

Uma das possíveis soluções elencadas por Cintia, seria a construção de mais ciclovias e ciclo faixas em avenidas de maior velocidade, como a avenida Ministro João Arinos, pelo fato de ser a única rota para o centro para os moradores da região. Além disso, aplicar estratégias de acalmar o tráfego, que consiste em reduzir a velocidade da pista e diminuir o risco de acidentes.

“Temos ciência que impossível colocar ciclovia na cidade inteira. Se uma pessoa é atropelada acima de 50km por hora a chance dela morre é de 80%, essas medidas ajudariam a diminuir os riscos de  acidente e favoreceria pedestres, ciclistas e crianças que brincam na rua”, detalhou.

Hoje, Campo Grande apresenta 82 km de ciclovias e ciclofaixas fragmentadas, conforme a cicloativista. Para realizar a interligação de todas, faltam apenas 16 km de pista.

Atualmente, não existe um incentivo das empresas, ou políticas públicas, para que as pessoas troquem o ônibus ou carro por uma bicicleta. “Se o funcionário vai com um meio de transporte saudável, ele não vai ficar doente, não vai faltar no serviço. A empresa e o sistema de saúde ganham, em Curitiba já tem modelos de recompensa para quem vai de bicicleta”, finalizou.

Campanha nacional de Mobilidade

Mobilidade urbana é um ponto crucial no desenvolvimento de uma grande cidade, pensando nisso, o coletivo Bici Nos Planos CG e o Coletivo Veracidade, estão integrando a campanha nacional Mobilidade Sustentável nas Eleições, em Campo Grande.

Os grupos produziram duas cartas compromisso, uma voltada para os candidatos do (prefeitura) e a outro para o legislativo (vereadores). No seu teor, a carta convida os os candidatos a se comprometerem com um mandato sustentável, incluindo a mobilidade no debate político.

Até agora, oito dos 411 candidatos a vereador já assinaram a carta e três dos 15 candidatos a prefeito também rubricaram a carta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Seu bairro está na lista? Confira o itinerário do ‘fumacê’ nesta terça-feira

gravidez

Ministério da Saúde autoriza R$ 98,1 mil para compra de testes de gravidez em MS

leo dias celebridade

A celebridade a qual Leo Dias se arrepende amargamente de ter dado fama

Homem morre durante cirurgia de hemorroida em hospital de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Com pai no Presídio Federal de Campo Grande, Oruam tem prisão preventiva decretada

Últimas Notícias

Transparência

Nelson Cintra é multado pelo TCE-MS por irregularidade em transporte escolar

TCE-MS deu prazo de 60 dias para o prefeito de Porto Murtinho corrigir supostas irregularidades

Sem Categoria

China busca relações saudáveis com EUA e esquiva-se de comentar tema das compras de petróleo

Secretário do Tesouro americano afirmou que as negociações com o G7 sobre a Rússia não serão fáceis

Transparência

Chega ao STJ pedido para revogar tornozeleira de ex-chefe de licitações alvo de três esquemas de corrupção

Corte Superior vai avaliar se réu por fraudes em Sidrolândia poderá se livrar da tornozeleira

Cotidiano

Praça do Rádio ganhará mural colorido em comemoração ao aniversário de Campo Grande

O trabalho de pintura começou nesta terça-feira (22) e segue até a primeira quinzena de agosto