Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mudança climática? Nos últimos anos, calorão e tempestades marcam outubro em MS

Anualmente, a segunda quinzena de outubro é marcada por chuvas intensas acompanhadas com raios, rajadas de vento e, algumas vezes, granizo. Mesmo com recordes de altas temperaturas em 2020, o Estado deve repetir os temporais nos próximos dias, alerta meteorologista. Em 2018, Campo Grande fechou o mês com chuvas de cerca de 140% acima da […]
Arquivo -

Anualmente, a segunda quinzena de outubro é marcada por chuvas intensas acompanhadas com raios, rajadas de vento e, algumas vezes, granizo. Mesmo com recordes de altas temperaturas em 2020, o Estado deve repetir os temporais nos próximos dias, alerta meteorologista.

Em 2018, fechou o mês com chuvas de cerca de 140% acima da média, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Para se ter uma ideia, no dia 8 de outubro, em 5 horas choveu mais do que o esperado, deixando famílias ficaram desabrigadas, ruas da cidade alagadas e carros parcialmente submersos. O mês marcou por ser o mais chuvoso do ano.

Em compensação, no ano passado, outubro fechou com período seco, em consequência do atraso de chuvas entre junho e setembro, o que pode ocorrer em 2020, conforme a análise do (Centro de Monitoramento do Tempo e ). Uma das chuvas significativas causou alagamentos e queda de 173 raios. 

De acordo com o meteorologista e mestre em ciência ambiental, Franco Vilela, o fenômeno acontece frequentemente quando a primavera faz a passagem do inverno seco e de temperaturas mais frias para um verão quente úmido.

“Dessa forma, na primavera o regime sazonal de exportação de umidade da região amazônica para SP não está bem, ou completamente, estabelecido e como o sol já está em ângulo mais elevado e a cada dia fornece radiação incrementada e também horas de sol a mais, os picos de calor tendem a ocorrer na primavera apesar da média mais alta de temperatura, geralmente, ser mais elevada no verão”, explica.

São durantes esses dias que são registradas as mais altas temperaturas que antecedem a chegada das frentes frias, como nesta quarta-feira (7), onde a chuva rápida veio com ventos acima de 49 km/h e granizo. A partir de então, as chuvas serão mais intensas e frequentes.

Ainda segundo o especialista, embora o calor continue com força, ainda tem expectativas da volta gradual do aumento na umidade relativa do ar, com ventos vindo do noroeste amazônico e do Oceano Atlântico. Também é esperada uma aproximação de frente fria na região sul do país e que deve passar por Mato Grosso do Sul.

“Chuva mais regular e mais generalizada é prevista a partir da próxima quinta-feira e sobretudo a partir da sexta-feira (9), quando o padrão de bloqueio atmosférico deve ser rompido e a umidade alcança também o centro e Sudeste do País”, finaliza.

O balanço hídrico do (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta a tendência de chuvas próximas ao esperado, menos na região oeste de MS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Condenada por matar rival a facadas é presa no Buriti em Campo Grande

MSVia abre vagas para diversos setores em MS, com oportunidades para PcDs

Inspeções em Ponta Porã e Paraguai devem destravar aeroporto binacional na fronteira

Dólar continua caindo e chega a R$ 5,52

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

SC: Seis advogados são presos por suspeita de lesar mais de mil idosos

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Fã de Ozzy Osbourne deu nome do cantor a filho nascido em Campo Grande

Bebê nasceu em fevereiro de 2025, na Maternidade Cândido Mariano

Conteúdo de Marca

Um guia para iniciantes sobre RTP em cassinos online

Se você já jogou em algum caça-níquel online, jogou roleta ou se arriscou num blackjack, provavelmente já se deparou com esse tal de RTP. Mas afinal, o que esse termo quer dizer e por que ele importa tanto para quem curte apostar? Na prática, entender como o RTP funciona pode te ajudar a gastar menos … Continued

Polícia

Ao sacar dinheiro, idosa cai no golpe do ‘chupa-cabra’ na Vila Bandeirantes

A vítima teve a conta bancária zerada pelos golpistas que estavam em Campo Grande

Cotidiano

Enem 2025: Mato Grosso do Sul tem 57 mil candidatos inscritos no exame

O estado com maior número de inscritos é São Paulo, com mais de 750 mil inscrições