Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS tem alerta para ventos de 100 km/h e queda de granizo nesta quinta-feira, diz previsão

A tempestade que atingiu algumas áreas nesta quarta-feira (14), pode abranger praticamente todo Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (15). O alerta emitido desde ontem é para chuva entre 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos entre 60 e 100 km/h, e queda de granizo. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois avisos, de […]
Arquivo -

A tempestade que atingiu algumas áreas nesta quarta-feira (14), pode abranger praticamente todo Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (15). O alerta emitido desde ontem é para entre 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos entre 60 e 100 km/h, e queda de granizo. O (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois avisos, de cores amarelo a laranja que representam perigo potencial e perigo com validade até as 11 horas desta quinta-feira (15).

Em por exemplo, as pancadas de chuva de ontem foram de 6,6 milímetros, os ventos chegaram a 80 km/h e as temperaturas caíram de 38,6°C para 20,3°C em 20 minutos, segundo o meteorologista Natálio Abraão.

O afirma que nesta quinta-feira os ventos terão intensidade fraca a moderada com possibilidade de rajadas em todas as regiões, em especial as áreas sul e bolsão. As temperaturas ficarão amenas, podendo variar entre 20°C a 35°C no Estado. Para Campo Grande, a mínima estimada é de 23°C e a máxima de 29°C. O tempo segue nublado a encoberto, com melhora na umidade relativa do ar, que varia de 80% a 50%.

Alerta

De acordo com o Climatempo, as intensas rajadas de vento associadas com pancadas de chuva, são provocadas por nuvens cumulonimbus. Trata-se de nuvens típicas de temporal, que se desenvolvem em uma atmosfera úmida e quente, e que se tornam cada vez mais comuns no decorrer das estações primavera e verão.

Diante desses fenômenos adversos que podem ocorrer em diversos pontos do Estado, a Coordenadoria de Defesa Civil Estadual e o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, orientam que os sul-mato-grossenses fiquem atentos as primeiras chuvas da primavera que são de difícil previsibilidade e podem vir acompanhadas de raios, ventos fortes e queda de granizo.

Em caso de ventos fortes a orientação principal é não estacionar embaixo de árvores, placas de propaganda e torres de transmissão, pois há risco de queda. No caso de chuvas fortes, não subir em telhados durante ou após a tempestade; evitar pontos de alagamentos ou enxurradas temporárias; no trânsito, buscar rotas alternativas ou lugar seguro para esperar a chuva passar; caso não seja possível dirija devagar, acenda o farol e mantenha distância dos veículos à sua frente.

Em caso de raios, evite locais abertos; não se abrigue embaixo de árvores; mantenha distância de cercas de metal; fique calçado; desligue eletroeletrônicos da tomada; não fique em pontos altos como morros ou topos de prédios; e não se abrigue embaixo de estruturas metálicas.

Para receber os alertas da Defesa Civil basta enviar um SMS para o número 40199 e colocar no corpo da mensagem o CEP da residência.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Projeto social distribui agasalhos e sopão solidário neste domingo no Jardim Noroeste

Motorista de Fusion envolvido em acidente com morte de motociclista em Três Lagoas estava com CNH vencida

MPMS investiga armazenamento irregular de agrotóxicos em propriedade rural de MS

hospital regional

Com câncer raro, mulher espera por oncologista há cinco dias no Hospital Regional

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Jornalista da GloboNews presta homenagens a publicitário campo-grandense

Últimas Notícias

Cotidiano

Na busca por buldogues franceses, tutores oferecem recompensa de R$ 500 em Campo Grande

Animais de estimação desapareceram no dia 16 de julho, na região da Mata do Jacinto

Esportes

Fifa estuda acabar com rebotes de pênaltis e ampliar a atuação do VAR antes da Copa de 2026

Existe também um apoio crescente da cúpula da Fifa e do Ifab em ampliar o escopo de atuação do VAR

Mundo

Mais de 30 pessoas morrem em naufrágio de barco turístico no Vietnã

Até agora, socorristas locais encontram 34 corpos e socorreram 11 pessoas com vida

Esportes

Operário vence Monte Azul, mas fica longe de classificação na Série D

Galo precisava de combinação de resultados para seguir na competição