MS tem alerta para ventos de 100 km/h e queda de granizo nesta quinta-feira, diz previsão
A tempestade que atingiu algumas áreas nesta quarta-feira (14), pode abranger praticamente todo Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (15). O alerta emitido desde ontem é para chuva entre 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos entre 60 e 100 km/h, e queda de granizo. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois avisos, de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A tempestade que atingiu algumas áreas nesta quarta-feira (14), pode abranger praticamente todo Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (15). O alerta emitido desde ontem é para chuva entre 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos entre 60 e 100 km/h, e queda de granizo. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois avisos, de cores amarelo a laranja que representam perigo potencial e perigo com validade até as 11 horas desta quinta-feira (15).
Em Campo Grande por exemplo, as pancadas de chuva de ontem foram de 6,6 milímetros, os ventos chegaram a 80 km/h e as temperaturas caíram de 38,6°C para 20,3°C em 20 minutos, segundo o meteorologista Natálio Abraão.
O Cemtec afirma que nesta quinta-feira os ventos terão intensidade fraca a moderada com possibilidade de rajadas em todas as regiões, em especial as áreas sul e bolsão. As temperaturas ficarão amenas, podendo variar entre 20°C a 35°C no Estado. Para Campo Grande, a mínima estimada é de 23°C e a máxima de 29°C. O tempo segue nublado a encoberto, com melhora na umidade relativa do ar, que varia de 80% a 50%.
Alerta
De acordo com o Climatempo, as intensas rajadas de vento associadas com pancadas de chuva, são provocadas por nuvens cumulonimbus. Trata-se de nuvens típicas de temporal, que se desenvolvem em uma atmosfera úmida e quente, e que se tornam cada vez mais comuns no decorrer das estações primavera e verão.
Diante desses fenômenos adversos que podem ocorrer em diversos pontos do Estado, a Coordenadoria de Defesa Civil Estadual e o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, orientam que os sul-mato-grossenses fiquem atentos as primeiras chuvas da primavera que são de difícil previsibilidade e podem vir acompanhadas de raios, ventos fortes e queda de granizo.
Em caso de ventos fortes a orientação principal é não estacionar embaixo de árvores, placas de propaganda e torres de transmissão, pois há risco de queda. No caso de chuvas fortes, não subir em telhados durante ou após a tempestade; evitar pontos de alagamentos ou enxurradas temporárias; no trânsito, buscar rotas alternativas ou lugar seguro para esperar a chuva passar; caso não seja possível dirija devagar, acenda o farol e mantenha distância dos veículos à sua frente.
Em caso de raios, evite locais abertos; não se abrigue embaixo de árvores; mantenha distância de cercas de metal; fique calçado; desligue eletroeletrônicos da tomada; não fique em pontos altos como morros ou topos de prédios; e não se abrigue embaixo de estruturas metálicas.
Para receber os alertas da Defesa Civil basta enviar um SMS para o número 40199 e colocar no corpo da mensagem o CEP da residência.
Notícias mais lidas agora
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
Últimas Notícias
‘Sou pastora mas não sou trouxa’: líder de igreja envolve até o Espírito Santo ao ameaçar fiel em Campo Grande
Mulher de 27 procurou a delegacia neste sábado (21) após ser ameaçada por um casal de pastores em Campo Grande (MS). O motivo da intimidação por parte dos líderes religiosos seria uma suposta dívida que ainda não venceu. A vítima relata à polícia que comprou algumas roupas da pastora e pagou a primeira parcela, sendo…
EUA: Musk espalha desinformação sobre projeto de lei de gastos
Musk não apenas usou sua grande influência na plataforma para tentar influenciar o Congresso, mas o fez sem levar em conta os fatos
Identidade visual do Brics 2025, realizado no Brasil, terá árvore amazônica como símbolo
Samaúma, àrvore da Floresta Amazônica será símbolo do encontro
Belas Artes, Ernesto Geisel e escolas: prioridade é terminar obras paralisadas em Campo Grande, diz Adriane
Prefeita também destacou projetos a serem discutidos, como obras de viaduto na rotatória da Coca-Cola, na saída para São Paulo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.