Para ampliar o atendimento e combate ao , Mato Grosso do Sul recebeu 50 novos pulmonares do . De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Resende, os aparelhos servirão distribuídos entre os serviços de enfrentamento durante o período de pandemia.

Em transmissão ao vivo, o secretário explicou que 25 dos respiradores pulmonares “poderão ser utilizados na ampliação de leitos de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) ” e outros 25 serão destinados “para carros de transporte”. Resende lembrou que esses veículos são ambulâncias usadas para transporte de pacientes de uma cidade para outra.

“Esses ventiladores pulmonares vem no sentido de reforçar a ampliação de leitos que nós conseguimos montar aqui no MS, será de fundamental importância enquanto a gente vê o crescimento exponencial aqui no estado”, afirmou. O secretário lembrou que os aparelhos foram solicitados pelo Estado ao Ministério da Saúde e para “sentido de dar total apoio e construir uma estrutura para evitar a morte de sul-mato-grossenses durante a pandemia”.

Leitos em Mato Grosso do Sul

Em MS, existem 1.147 leitos em hospitais para atender pacientes com coronavírus. De acordo com o Mapa Hospitalar divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), na segunda-feira (8).

Assim, 770 são leitos clínicos adultos, maior parte em , no HRMS (Hospital Regional de MS), referência no tratamento de pacientes com coronavírus. Também para atender infectados adultos, existem 229 leitos de UTIs. Para os pacientes do setor pediátrico, são 138 clínicos e apenas 10 vagas em UTIs.