Política / Transparência

MS tem 1.147 leitos para pacientes com coronavírus entre adultos e pediátricos

O número de leitos em hospitais de Mato Grosso do Sul para atender pacientes com coronavírus subiu para 1.147 contando entre leitos adultos, pediátricos e de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), conforme Mapa Hospitalar divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta segunda-feira (8). De acordo com os dados publicados, os leitos clínicos adultos […]

Renata Volpe Publicado em 08/06/2020, às 08h47 - Atualizado às 14h46

MS tem 770 leitos adultos. (Ilustrativa, Reprodução)
MS tem 770 leitos adultos. (Ilustrativa, Reprodução) - MS tem 770 leitos adultos. (Ilustrativa, Reprodução)

O número de leitos em hospitais de Mato Grosso do Sul para atender pacientes com coronavírus subiu para 1.147 contando entre leitos adultos, pediátricos e de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), conforme Mapa Hospitalar divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta segunda-feira (8).

De acordo com os dados publicados, os leitos clínicos adultos são 770 em todo o Estado. A maior parte está em Campo Grande, no HRMS (Hospital Regional), referência no tratamento de pacientes com Covid-19, com 136 leitos, seguidos pela Santa Casa, com 100 vagas. O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian tem 44 leitos clínicos. No último balanço do Mapa Hospitalar, divulgado em 29 de abril, o Estado tinha 705 leitos clínicos adultos, aumentando o número de vagas em hospitais no interior. 

Além disso, os leitos de UTI adultos somam 229 vagas, a maior parte na Capital. O HRMS conta com 73 vagas; o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian tem 14 leitos e a Santa Casa de Campo Grande, apenas 10.

A Santa Casa de Corumbá tem 20 leitos de UTI; o Hospital da Vida em Dourados, também conta com 20 vagas; o Hospital Universitário UFGD também em Dourados tem 13 leitos na Unidade Intensiva e o Hospital Evangélico Dr e Sra Goldsby King conta com apenas 10 leitos na segunda maior cidade do Estado. 

Nova Andradina tem 8 leitos de UTI adultos; a Santa Casa de Misericórdia em Paranaíba tem mas 10 leitos; o Hospital Regional Dr José de Simone Netto em Ponta Porã tem 11; a Sociedade Beneficente Dona Elmiria Silverio Barbosa em Sidrolândia tem 5 leitos; Hospital Nossa Senhora Auxiliadora em Três Lagoas tem apenas 11 leitos de UTI adultos. 

Pediátricos

Sobre os leitos pediátricos, em todo o Estado são 138 clínicos e apenas 10 vagas em UTIs. O Hospital Universitário da UFGD em Dourados tem 3 vagas de UTI para as crianças e o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian tem 2 e o HRMS tem 5 leitos de UTI pediátricos. 

Jornal Midiamax