A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou nesta sexta-feira (26) que a rede pública no Estado dispõe de 1.052 respiradores. Os equipamento são fundamentais para pacientes que desenvolvem a versão mais grave da Covid-19, causada pelo novo , pois auxilia no processo de respiração do paciente.

De acordo com a SES, dos 1.050 respiradores existentes, 11 novas unidades foram adquiridas após o início da . Os equipamentos custaram R$ 135 mil, cada, e já estão em funcionamento. O item foi vendido pela Hospcom, que apresentou melhor preço e prazo de entrega de 7 dias, o que ocorreu no sexto dia após a assinatura do contrato.

A SES também detalhou que adquiriu 25 ventiladores pulmonares portáteis da Novo Ciclos, que custaram R$ 55.735, cada. A empresa entregou os 25 equipamentos no dia seguinte à assinatura do contrato.

Outros 15 respiradores foram doados pela empresa de celulose Suzano – destes, 8 foram instalados na rede pública de Três Lagoas e outros 7 em , no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul). A SES também pontuou que no dia 12 deste mês aportaram em Campo Grande 25 respiradores pulmonares e 25 portáteis, enviados pelo Ministério da Saúde.

Por fim, 12 equipamentos, que estavam com defeito, passaram por conserto – realizado pelo IFMS (Instituto Federal de MS). Outros 8 foram consertados e entregues pelo Senai.

Leitos de UTI

Na manhã desta sexta-feira (23), o Estado recebeu dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) que foram doação do JBS, que serão instalados em Campo Grande, no HRMS, e disponibilizado para pacientes com Covid-19. Os kits entregues nesta manhã são completos, inclusive com respiradores.

Além desses 10 kits de UTI em Campo Grande, a SES informou que Naviraí foi contemplada com 10 leitos clínicos e 5 de UTI. Dourados, a cidade com maior número de casos de Covid-19, receberá a doação da empresa neste sábado (27), sendo 15 leitos de UTI, 10 ventiladores/respiradores, 75 bombas de infusão, 15 monitores de sinais e 3 desfibriladores, que serão instalados no Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).