Boa notícia: MS não tem internados pelo novo coronavírus em leitos públicos de UTI
Uma boa notícia: Mato Grosso do Sul não tem nenhum paciente internado com coronavírus em leito de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) pública, conforme informou nesta sexta-feira (1º) o secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende. O Estado tem a menor taxa de ocupação desses leitos do país frente à pandemia. Nesta semana, dados mais […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma boa notícia: Mato Grosso do Sul não tem nenhum paciente internado com coronavírus em leito de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) pública, conforme informou nesta sexta-feira (1º) o secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende. O Estado tem a menor taxa de ocupação desses leitos do país frente à pandemia.
Nesta semana, dados mais recentes do Mapa Hospitalar de Mato Grosso do Sul mostraram que o Estado já conta com 1.031 leitos hospitalares, clínicos e de UTI para adultos e crianças, voltados a pacientes do novo coronavírus (Covid-19).
Ainda assim, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) ainda busca um aumento de 42% nesse montante, equivalente a 437 vagas em hospitais, diante da possibilidade de a pandemia registrar um grande aumento de casos no Estado. Até aqui, as taxas de ocupação dos hospitais com pacientes da doença são inferiores a 0,7%.
A ampliação de vagas coloca o Estado em situação confortável em relação a outras unidades da federação, nas quais a falta de leitos em hospitais desenha um cenário caótico: Amazonas, Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro, por exemplo, sofrem com falta de locais para abrigar os pacientes de Covid-19.
Baixa ocupação e alta preocupação
Diferentemente destes Estados, porém, Mato Grosso do Sul mostra uma taxa de ocupação hospitalar baixíssima em relação ao novo coronavírus. A SES aponta que, dos 879 leitos clínicos públicos, apenas 5 tinham pacientes de Covid-19 (uma taxa de ocupação de 0,6%); e, em UTIs, havia uma internação para as 152 vagas (ocupação de 0,7%). Na rede privada, havia 4 pacientes em leitos clínicos e 3 em UTIs.
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, frisou que, apesar da folga, o isolamento social segue como principal estratégia para evitar o aumento no número de casos. “O Exército do SUS precisa ser fortalecido e cada um precisa fazer sua parte, mantendo o isolamento social, as regras de higiene e os cuidados com os grupos de risco”, afirmou.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.