Escolas públicas de MS não atingem média nacional do MEC em alfabetização

O MEC (Ministério da Educação) divulgou, nesta quarta-feira (4), uma pesquisa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), com os melhores e piores estados do Brasil em desempenho educacional. Mato Grosso do Sul não se destacou entre os melhores na média de alfabetização de escolas públicas. De acordo com as escalas […]

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O MEC (Ministério da Educação) divulgou, nesta quarta-feira (4), uma pesquisa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), com os melhores e piores estados do Brasil em desempenho educacional. Mato Grosso do Sul não se destacou entre os melhores na média de alfabetização de escolas públicas.

De acordo com as escalas do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) , foram apresentados resultados do 2º ano do ensino fundamental em língua portuguesa e matemática, e de estudantes do 9º ano em ciências humanas e da natureza.

Na distribuição de níveis de escala de proficiência na língua portuguesa, o Estado apresenta 732,93 pontos acima da média nacional. Já em matemática, a pontuação é levemente melhor, com 733,48 pontos. A média nacional é de 750 pontos.

Em ciências humanas, cerca de 17,4 alunos ficaram abaixo do nível 1, considerado baixíssimo proficiência na área e apenas 0,1% atingiram o nível 9 de conhecimento na disciplina. A maior média é no nível 3, onde apenas 20,3% de estudantes abrangem conhecimento.

Em ciências da natureza, a média da federação é de 250 pontos, e o estado pontuou 251,05. Na distribuição de níveis de conhecimento, 15,4% ocupavam o nível 1 e 0,4% o maior nível de proficiência.

A pesquisa, realizada em 2019, leva em consideração o domínio na linguagem, compreensão na resolução de problemas matemáticos, e testes na área de ciências.

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