MS em alerta: Confira o que já se sabe sobre novo vírus encontrado na Bolívia
Cientistas anunciaram nesta semana que encontraram evidências da transmissão entre humanos do vírus Chapare, na Bolívia. O vírus causa febre hemorrágica e pode ser fatal, como a dengue e ebola. Em Mato Grosso do Sul, a descoberta científica já teve repercussão, o Estado recebeu um alerta do Ministério da Saúde. Mas, afinal, o que se […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cientistas anunciaram nesta semana que encontraram evidências da transmissão entre humanos do vírus Chapare, na Bolívia. O vírus causa febre hemorrágica e pode ser fatal, como a dengue e ebola. Em Mato Grosso do Sul, a descoberta científica já teve repercussão, o Estado recebeu um alerta do Ministério da Saúde.
Mas, afinal, o que se sabe sobre esse novo vírus? As informações ainda são muito recentes, mas o vírus Chapare não deve ser tão transmissível quanto o coronavírus. Até agora, só há informações de casos registrados na Bolívia. Três pessoas já morreram pela doença, todos eram profissionais da saúde, que pegaram a doença após contato com pacientes infectados.
O vírus Chapare causa sintomas como febre, dores no corpo, vômito, feridas na pele e sinais de hemorragia. O vírus é transmitido por roedores. “O vírus é transmitido por alimentos e água contaminados pela urina e fezes de ratos infectados. Ainda está sendo estudada a transmissão de humano para humano”, informou a SES (Secretaria de Estado de Saúde).
Com relação à transmissão entre humanos, a infecção pode acontecer por contato com os fluidos corporais do paciente ou durante procedimentos em ambientes de saúde. Pesquisas ainda devem ser feitas para entender como o vírus se espalha e causa doenças.
Segundo o Ministério da Saúde da Bolívia, a febre hemorrágica causada pelo vírus não tem tratamento, pacientes recebem apenas cuidados para aliviar os sintomas. Conforme informações do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), a doença foi registrada em 2003 na Bolívia, na província de Chapare. Poucas pessoas foram infectadas e um paciente morreu 14 dias após o surgimento dos sintomas.
Porém, 15 anos depois, a doença voltou a ser notificada, desta vez em La Paz. De cinco infectados, três morreram. Entre o primeiro caso e os casos de 2019, o vírus pode ter circulado pelo país sem ser identificado, confundido com outras doenças por conta dos sintomas.
Por enquanto, não há motivo para pânico. Pelo que se sabe sobre o vírus, a infecção acontece por contato com fluidos corporais, como vômito, sangue, urina ou fezes do paciente. A doença pode ser mais fácil de controlar do que o coronavírus, que se transmite também pelo ar.
MS em alerta
Um alerta do Ministério da Saúde foi encaminhado para Mato Grosso do Sul sobre a doença, que causa febres hemorrágicas, com sintomas que se parecem com a dengue e o ebola. Descoberta científica teria indicado que vírus se transmite entre humanos.
De acordo com a Vigilância em Saúde da SES (Secretaria Estadual de Saúde), o alerta foi feito através do Ponto Focal Nacional para o Regulamento Sanitário Internacional, que faz parte da vigilância em saúde nacional do Ministério da Saúde.
“O alerta foi encaminhado para o CIEVS Estadual de Mato Grosso do Sul e encaminhado para a Vigilância do município de Corumbá para que a Rede de Saúde se atente para possíveis casos suspeitos que atendam à definição”, disse a diretora da Vigilância em Saúde de MS, Larissa Domingues Castilho de Arruda.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Na Capital, chuvas provocam alagamentos e atingem 45 milímetros em menos de 24 horas
Previsão indica que tempo continuará instável neste fim de semana
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
Com investimento de R$ 1,7 milhão, SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.