MS atinge taxa de contágio de 0,93 e tem menor índice dos últimos três meses
Mato Grosso do Sul completa nesta quarta-feira (21) 15 dias com a taxa de contágio abaixo de 1 e atingiu o menor índice de transmissão no período de três meses. Manter o índice baixo por duas semanas era o objetivo da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e indica o controle da doença no estado. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mato Grosso do Sul completa nesta quarta-feira (21) 15 dias com a taxa de contágio abaixo de 1 e atingiu o menor índice de transmissão no período de três meses. Manter o índice baixo por duas semanas era o objetivo da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e indica o controle da doença no estado. A taxa de contágio abaixo de 1 aponta que MS tem uma tendência de redução do número de casos confirmados.
O estado registrou a taxa de contágio em 0,99 no dia 6 de outubro, segundo dados que têm sido divulgados em boletins epidemiológicos da SES. Na última semana, o índice estavam oscilando entre 0,95 e 0,94, mas chegaram a 0,93 nesta quarta-feira.
O número indica uma tendência de queda, já que a cada 100 pacientes infectados, o vírus é transmitido para 93 pessoas. Estas 93 pessoas devem transmitir o vírus para outras 86 pessoas, que vão contaminar 80 pessoas e assim por diante.
O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende comentou que os números são positivos para o estado e indicam a tendência de queda na curva de transmissão. “Quanto menor a taxa, melhor será para o decréscimo, ou seja, a curva para baixo da doença em MS. Chegamos e ficamos em uma curva ascendente a partir de julho, agosto, setembro elevado, agora está tendo um descenso. Vamos trabalhar para que declínio possa continuar, é a menor taxa de contágio que tivemos nos últimos três meses”.
Os dados da SES mostram que há, realmente, uma tendência de queda, principalmente no número de mortes da pandemia em MS. Apesar as variações ao longo da semana, a média móvel mostra uma redução de casos diários. Nesta quarta-feira (21), a média móvel de casos é de 399,9 casos por dia e 7,7 mortes diárias. Há duas semanas, a média móvel era de 474,4 casos registrados por dia e 11,9 óbitos diários.
O que é taxa de contágio?
A taxa de transmissão é importante para revelar para quantas pessoas um paciente infectado transmite o vírus. O número efetivo de reprodução da infecção, conhecido como Rt, é uma das ferramentas que podem ser utilizadas pelas autoridades para planejar medidas de isolamento ou de flexibilização.
Quando a taxa de transmissão é igual a 1, cada doente infecta apenas uma outra pessoa. Para que a epidemia seja considerada controlada, a taxa de transmissão precisa estar abaixo de 1. Muitos países esperaram esse índice para afrouxar as medidas de isolamento.
Notícias mais lidas agora
- ‘Destruiu minha família’, diz filha de Belquis, morta há um ano em acidente no Centro de Campo Grande
- VÍDEO: Perseguição a traficante mobiliza helicóptero da PRF e termina com motorista preso em Dourados
- Inspeção identifica racionamento de água, falta de ventilação e superlotação em presídio
- Justiça mantém prisão de militar que atirou três vezes contra rapaz em Campo Grande
Últimas Notícias
Reforma tributária mantém carnes e queijos na cesta básica
40% da alíquota-padrão do futuro Imposto sobre Valor Adicionado (IVA)
Em meio a discussão sobre regulamentação, Agepen convoca policiais penais para dobrarem turno no Enem
Comunicação circular interna, emitida na noite desta segunda-feira (09)
Governo deve implantar unidades para atender mulher indígena
Cada unidade deverá ter infraestrutura adequada às necessidades e demandas d
Forte chuva abre cratera em avenida de Três Lagoas
O trecho está totalmente interditado e em obras
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.