Miranda celebra 242 anos de história e comemoração será silenciosa devido à pandemia
O município de Miranda, a 203 km de Campo Grande, celebra 242 anos de história nesta quinta-feira (16). Devido à pandemia, a celebração deve ser silenciosa – sem festa ou desfile. Ainda nesta semana, a cidade registrou a primeira morte causada pelo coronavírus, de um paciente de 46 anos. O prefeito Edson Moraes afirmou em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O município de Miranda, a 203 km de Campo Grande, celebra 242 anos de história nesta quinta-feira (16). Devido à pandemia, a celebração deve ser silenciosa – sem festa ou desfile. Ainda nesta semana, a cidade registrou a primeira morte causada pelo coronavírus, de um paciente de 46 anos.
O prefeito Edson Moraes afirmou em entrevista ao jornal local O Pantaneiro que o objetivo era celebrar com uma festa e que artistas já tinham sido contratados. “Infelizmente aconteceu tudo isso e precisamos aprender a conviver com a pandemia”, disse.
Devido ao aniversário da cidade, é feriado municipal nesta quinta-feira (16) e foi decretado ponto facultativo na sexta (17).
História
Miranda é uma das cidades mais antigas do estado e possui um patrimônio histórico que remonta a Guerra da Tríplice Aliança. A cidade foi palco de muitos acontecimentos e foi fundada a partir da construção do Presídio Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego, reduto construído pelo governador Caetano Pinto de Miranda a mando do Capitão das Conquistas João Lemes do Prado, que desbravou os rios Mbotetei (Miranda) e Arariani (Aquidauana).
Em 16 de julho de 1778, a cidade era chamada de Mondego, e em 1835, o local passou a se chamar Nossa Senhora do Carmo de Miranda e sua comarca abrangeu todo o Planalto do Amambai. Em 1857, Francisco Rodrigues do Prado (irmão do fundador do presídio) consegue por meio de lei provincial transformar a localidade em vila com o nome de Miranda, sendo uma homenagem ao ex-governador que iniciou a construção do presídio.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com Natal batendo à porta, ceias prontas podem ser solução na correria de fim de ano em Campo Grande
Padarias, restaurantes e até supermercados vendem ceias prontas. Entre as opções, estão a ceia na caixa e a lowcarb
Jorge e Mateus excluem MS da turnê de despedida e dupla poderá sair de cena sem se apresentar no Estado
Dupla Jorge e Mateus divulgou lista de shows da última turnê antes da pausa na carreira e MS ficou de fora, para a decepção dos fãs
Com venda de quadrinhos, jogos e troca de figurinhas, evento reúne público geek em Campo Grande
Super-Feira da Banca Modular é especial de Natal, com opções para fãs de cultura nerd
Ong indígena afirma que morte de rezador em MS foi por intolerância religiosa
Crime aconteceu na Aldeia Pirakuá, em Bela Vista na quinta-feira (12)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.