Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mesmo com medidas contra o coronavírus, Ceasa de Campo Grande tem ‘show’ de regras descumpridas

Apesar de estar adotando as medidas de biossegurança contra o coronavírus e orientando os empresários, o Ceasa (Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), localizado na Mata do Jacinto, em Campo Grande, tem sido flagrado constantemente com pessoas sem máscaras e aglomeradas. A direção explicou que segue com as recomendações vigentes, mas muitas pessoas […]
Arquivo -

Apesar de estar adotando as medidas de biossegurança contra o e orientando os empresários, o Ceasa (Central de Abastecimento de ), localizado na Mata do Jacinto, em , tem sido flagrado constantemente com pessoas sem máscaras e aglomeradas. A direção explicou que segue com as recomendações vigentes, mas muitas pessoas insistem em desobedecer as orientações.

Nesta sexta-feira (18), a reportagem do Jornal Midiamax flagrou, em apenas uma foto, pelo menos quatro pessoas sem máscara ou fazendo mal uso da mesma. Além da aglomeração e pessoas não se preocupando em manter o distanciamento social recomendado.

Em contato com o diretor do Ceasa, Daniel Mamédio, foi explicado que a central de abastecimento segue com as medidas, orienta todos, mas que precisa da colaboração dos empresários dos boxes de produtos.

Mesmo com medidas contra o coronavírus, Ceasa de Campo Grande tem 'show' de regras descumpridas
Foto: Jornal Midiamax

“Soltamos um comunicado aos permissionários, solicitando que exigissem dos funcionários e pessoas que entram nos boxes que era obrigatório o uso de máscara e higienizar as mãos, mas notamos que houve um distanciamento dessas normas”, disse.

Na entrada do Ceasa, funcionários aferem a pressão consumidores e nas plataformas de venda há álcool em gel disponível, assim como toalhas descartáveis. Porém, dentro dos boxes é necessário a responsabilidade dos empresários.

Mamédio explicou que solicitou o apoio da Vigilância Sanitária do Município e do Estado para conseguir organizar e retomar corretamente os protocolos de segurança no local. “Estamos em cima. Semana que vem a Vigilância Sanitária virá realizar vistoria e estamos pedindo apoio da ”, contou.

Toque de recolher e proibição de aglomeração

De acordo com o decreto n. 14.566, ficam proibidos festas, eventos e reuniões de qualquer natureza acima de 40% da capacidade de cada local. Ou seja, não há proibição, desde que o limite permitido seja estritamente seguido.

Para que se respeite o horário, eventos que venham a ser realizados, geralmente, têm encerrado até 21h30, para que os participantes possam retornar para a casa dentro do horário permitido.

Com isso, o limite de 40% de ocupação dos espaços menores segue válido desde que o número de pessoas presentes nos eventos não ultrapasse 80. O decreto também deixa restrito o compartilhamento de objetos, inclusive narguilés e tereré. Apenas ficou de fora das especificações os  eventos coorporativos ou religiosos (no caso de casamentos).

Além disso, a Prefeitura Municipal de Campo Grande prorrogou o decreto n. 14.568 que determina o toque de recolher na cidade até o dia 5 de janeiro. Com mais de 54 mil casos confirmados na Capital, a medida proíbe a circulação de pessoas entre às 22h às 5h do dia seguinte.  A publicação foi feita através do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) em edição extra desta sexta-feira (18).

O toque de recolher noturno está em vigor desde o dia 7 de dezembro, quando casos de coronavírus voltaram a ter um pico de infecções em Mato Grosso do Sul. Apesar das recentes medidas, o número de novas contaminações e mortes pela Covid-19 continuou em alta tanto na Capital quando no Estado.

Nesta sexta-feira (18), o Estado atingiu 2 mil mortos pela doença e conta com mais de 119 mil infectados. Em Campo Grande, são mais de 54 mil confirmações pela doença e 901 vítimas do vírus. Em 24h, foram confirmadas mais 16 mortes, 9 sendo em Campo Grande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Apreensão de fuzis e droga sintética no RJ revela rota de tráfico da fronteira que inclui MS

Citox-escorpião_Nathalia-Alcântara-Midiamax9

Criança de 8 anos está em estado grave após picada de escorpião

novela terra nostra reprise edição especial

Bomba: Globo escolhe novela fracassada que imitou Titanic para nova reprise nas tardes do canal

senadores bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz a jornal que seguirá nos EUA por mais sanções ao Brasil

Notícias mais lidas agora

Início do tarifaço impacta carne de MS, mas ‘livra’ outros dois principais produtos

denúncia mpf pedágio br-163 ccr

Motiva lucra R$ 480 milhões na BR-163 em MS após vencer leilão no 2º trimestre

governo redução contenção gastos milhões

Com corte de gastos, Governo de MS prevê economia de R$ 650 milhões até o fim do ano

claudinho desvios

Suspeito de desvio milionário, Claudinho Serra tem bens bloqueados por dívida com banco

Últimas Notícias

Polícia

Polícia faz perícia em rede e investiga morte de criança de 10 anos em Naviraí

Caso é investigado como morte por causa indeterminada

Polícia

Estuprador em série tem pedido de exame de insanidade negado e audiência é marcada em Campo Grande

Estuprador atacava mulheres quando trabalhava com motorista de aplicativo

Mundo

Presidente da Suíça reúne-se com Marco Rubio para negociar tarifa de 39% dos EUA

Governo suíço afirmou que pretende apresentar "uma oferta mais atraente" aos EUA

Política

Projetos relacionados à saúde serão votados na sessão da Câmara de Campo Grande desta quinta

As duas propostas são voltadas para os jovens da Capital