Pular para o conteúdo
Cotidiano

Manifestantes bolivianos suspendem bloqueio, mas prometem retomar fechamento de estrada na fronteira

Estrada Bioceânica foi fechada na região de Puerto Suárez em meio a protesto para estruturar hospital no lado boliviano da fronteira.
Arquivo -

Manifestantes bolivianos que cobram investimentos do país vizinho na Saúde da província de German Busch, na fronteira com Mato Grosso do Sul, suspenderam na quinta-feira (16) o bloqueio da Estrada Bioceânica na região de Puerto Suárez e permitiram a passagem de veículos de carga. Contudo, a promessa é de novamente suspender o tráfego pesado na região.

O bloqueio teve início há cerca de 10 dias, tendo como pano de fundo a falta de investimentos no Hospital San Juan de Dios, em Puerto Suárez, existente há 10 anos e referência para toda a região da fronteira, mas que ainda aguarda ser devidamente equipado. Antes, moradores da região buscavam auxílio em –a 419 km de –, porém, com o fechamento da fronteira por conta da de coronavírus, só contam com a rede de Saúde de Santa Cruz de La Sierra, a 600 km dali, para atendimentos de maior complexidade.

A Estrada Bioceânica foi fechada como foram de tentar chamar a atenção do Governo da . Com isso, caminhoneiros dos dois países ficaram impedidos de seguir viagem –embora a fronteira esteja fechada, o tráfego de cargas segue liberado a fim de evitar o desabastecimento. Dezenas de motoristas não conseguem seguir viagem no país vizinho, enquanto em Corumbá a fila de veículos em direção à Bolívia aumenta a cada dia.

Presidente do comitê cívico do Distrito de Concepción, Antonio Chavez Mercado contou ao Diário Corumbaense que a fronteira deveria continuar aberta para o tráfego pesado nas próximas horas, podendo ser fechada novamente dependendo do resultado de uma reunião com o vice-ministro da Saúde.

“Depois da reunião é que teremos um parecer, se iremos seguir com a fronteira aberta ou se ela volta a ser fechada para este setor”, explicou Chavez Mercado, reforçando que o bloqueio segue na Bioceânica, em Puerto Suárez. Os manifestantes abriram os pontos de fechamento em dias diferentes por cerca de 2 horas.

O caminhoneiro Rogério Antônio Bassetto, morador de Corumbá e que ficou mais de 8 dias na fila de caminhões do lado boliviano, conseguiu voltar para casa após a reabertura da fronteira em Puerto Suárez, mas a pé. Ele deixou o veículo no bloqueio e tentaria retornar ao local com a reabertura para realizar a travessia.

O bloqueio também chegou ao transporte ferroviário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira