Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mais de 54 mil pessoas ficaram sem energia em MS por causa das queimadas, diz Energisa

Em 11 meses, mais de 54 mil pessoas chegaram a ficar sem energia elétrica por causa de queimadas em Mato Grosso do Sul. Os dados foram repassados pela Energisa, empresa concessionária de energia elétrica do Estado, nesta quarta-feira (12). Conforme o levantamento feito pela empresa, de 25 de julho até o momento, 28 postes de […]
Arquivo -

Em 11 meses, mais de 54 mil pessoas chegaram a ficar sem energia elétrica por causa de queimadas em Mato Grosso do Sul. Os dados foram repassados pela Energisa, empresa concessionária de energia elétrica do Estado, nesta quarta-feira (12). Conforme o levantamento feito pela empresa, de 25 de julho até o momento, 28 postes de madeira atingidos pelas chamas no Pantanal foram substituídos.

Em Campo Grande, já são 1,6 mil ocorrências de queimadas e 124 autuações feitas pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana). O gerente de Operações da Energisa, Fernando Corradi, explica que mesmo sem atingir a rede, as queimadas colocam em risco a distribuição de energia.

“Mesmo sem atingir a rede, as queimadas podem colocar em risco a distribuição de energia, já que não é necessário que as chamas encostem nos cabos para provocar curtos-circuitos nas linhas de energia, pois o calor das queimadas pode provocar ocorrências como o rompimento de cabos e danos aos equipamentos”, destacou.

As ocorrências provocadas por queimadas interromperam o fornecimento de energia para mais de 54.977 clientes, dos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana, Porto Murtinho, , Bodoquena, Bonito, São Gabriel do Oeste, , Rio Brilhante e Guia Lopes da Laguna.

Já de janeiro a julho deste ano, as ocorrências provocadas por queimadas interromperam o fornecimento de energia para mais de 4.691 clientes, sendo uma na Capital e 14 interferências na rede distribuídas pelo interior do estado, sendo as cidades atingidas: Anastácio, Ribas do Rio Pardo, Itaporã, Angélica, Nioaque, Maracaju, Itaquirai, Japorã, Sidrolândia, Cassilândia, Jaraguari, Sonora e Corumbá.

“Seja no campo ou na cidade, as pessoas devem redobrar a atenção. Orientamos o produtor rural a se informar com os órgãos responsáveis, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) ou Sindicato Rural de sua cidade, onde poderá obter orientações sobre técnicas que substituam a necessidade de uma queimada”, instrui Fernando.

Ao identificar um foco de , a pessoa deve informar o departamento de meio ambiente de seu município e o Corpo de Bombeiros. Se for próximo às redes elétricas, a Energisa deve ser acionada pelo telefone 0800 722 7272 (ligação gratuita), pelo aplicativo Energisa On ou pelas redes sociais (Facebook.com/energisa).

Campanha

A 4ª edição da campanha contra queimadas este ano tem o tema “Queimadas – Sua consciência é a cura desse mal” e foi lançada no início desta semana, durante a 11ª Sessão Ordinária do Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos de Campo Grande (Comif).

O objetivo é sensibilizar a população acerca das consequências das queimadas urbanas, reduzindo assim o número de ocorrências de focos de incêndio no município de Campo Grande.

O Comif é composto por 17 órgãos e entidades, que se reúnem com o objetivo de planejar, executar e monitorar ações e campanhas preventivas e/ou corretivas de educação ambiental, visando a prevenção e combate aos incêndios florestais e urbanos.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cantor católico do RJ faz show beneficente em Campo Grande

Bia Haddad vence confronto brasileiro nas oitavas do SP Open

STF determina perda do mandato de Alexandre Ramagem na Câmara

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Últimas Notícias

Polícia

Apontado por matar filho de policial tem cartaz divulgado

O autor fugiu após o crime

Brasil

Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo Supremo

A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado

Polícia

Em cumprimento de mandado, suspeito de estuprar enteada é preso

O suspeito foi encaminhado à delegacia

Esportes

Nos pênaltis, Vasco elimina Botafogo no Nilton Santos e vai às semifinais da Copa do Brasil

Após empatarem na ida por 1 a 1