Com 1,6 mil ocorrências de queimadas em , a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) já fez 124 autuações de janeiro a julho deste ano. Uma campanha, denominada ‘Diga não às Queimadas Urbanas 2020', foi lançada nesta semana para sensibilizar a população.

De acordo com a lei municipal, a queimada em terrenos para fins de limpeza é proibida. O valor da multa varia de R$ 2.414,50 a R$ 9.658,00. No entanto, esse valor não assusta e as pessoas insistem em colocar fogo.

De acordo com números apresentados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, em 2019 foram atendidas ocorrências de 4.395 focos de . Este ano, já são 1.655 ocorrências até julho de 2020, com maior incidência em março.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que em 2019 foram 61.691 casos atendidos, o que representa um aumento de aproximadamente 4% em comparação ao ano de 2018. A região urbana do Bandeira apresentou a maior incidência de atendimentos médicos em 2019, com quase 20 mil casos.

A Central de Atendimento ao Cidadão,156, registrou 129 denúncias de janeiro a julho de 2020, que foram encaminhadas à Semadur, resultando em 124 autuações.

Campanha

A 4ª edição da campanha contra queimadas este ano tem o tema “Queimadas – Sua consciência é a cura desse mal” e foi lançada no início desta semana, durante a 11ª Sessão Ordinária do Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos de Campo Grande (Comif).

O objetivo é sensibilizar a população acerca das consequências das queimadas urbanas, reduzindo assim o número de ocorrências de focos de incêndio no município de Campo Grande.

O Comif é composto por 17 órgãos e entidades, que se reúnem com o objetivo de planejar, executar e monitorar ações e campanhas preventivas e/ou corretivas de educação ambiental, visando a prevenção e combate aos incêndios florestais e urbanos.