Lojistas alertam para ‘desinformação’: uso de máscara continua obrigatório em Campo Grande
Muitos clientes estão entrando em estabelecimentos comerciais sem o uso de máscara, usando um veto já derrubado do presidente.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com a redução do número de mortes e casos de coronavírus em Campo Grande, a prefeitura iniciou uma série de flexibilizações das restrições impostas pela pandemia. O problema é que muitas pessoas espalham informações falsas. Lojistas estão reclamando de que clientes entram em suas lojas sem o uso de máscara de proteção. Entretanto, o uso do material ainda é obrigatório no comércio, prédios públicos e até na rua.
A obrigação começou no dia 19 de junho, com o decreto municipal n. 14.354, que dispõe sobre o uso da proteção facial. Inicialmente, a medida incluía o uso de máscaras no carro e até para a prática de atividades físicas, mas o uso ficou facultativo nesses locais.
Comerciantes alegam que há falta de informação sobre o assunto. Eles dizem que algumas pessoas estão usando os vetos do presidente, em julho, para ‘justificar’ a ausência da máscara no rosto. Na época, Jair Bolsonaro não incluiu na lei 14.019/20 a obrigação do uso de máscara em locais como comércio, escolas e igrejas.
Porém, no dia 29 de agosto, o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou os vetos. Assim, a lei, que entrou em vigor no dia 9 de setembro, reforça a obrigação do uso de máscara. “É obrigatório manter boca e nariz cobertos por máscara de proteção individual […] para circulação em espaços públicos e privados acessíveis ao público, em vias públicas e em transportes públicos coletivos”, diz trecho da lei.
De acordo com o relator, ministro Gilmar Mendes, “o direito à saúde há de se efetivar mediante ações específicas (dimensão individual) e mediante amplas políticas públicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos (dimensão coletiva)”.
Por que usar as máscaras de proteção?
Já é cientificamente provado que o uso correto de máscaras de proteção diminui o risco de contrair Covid-19, pois evita espalhar gotículas de saliva. Elas podem tanto sair direto do corpo do hospedeiro para você por meio de espirros, tosses, fala e respiração, mas também podem chegar a seu corpo caso você toque superfícies contaminadas e leve as mãos às mucosas como olhos, nariz e boca.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Gusttavo Lima afirma que será candidato a presidente da República em 2026
Sertanejo iniciará diálogos com grupos políticos em breve
Por que o ano dura 365 dias? Descubra a ciência por trás do calendário
Calendário gregoriano é baseado no movimento da Terra ao redor do Sol
Corumbá lidera lista como destino mais econômico para voar em março de 2025
Levantamento da empresa de comparação de preços de passagens considerou voos previstos para março, partindo de São Paulo
Cinco capitais aumentam tarifa de ônibus; Campo Grande é a 14ª mais cara do País
São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Recife e Belo Horizonte anunciaram aumento do valor da passagem de ônibus para este ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.