Pular para o conteúdo
Cotidiano

Juiz autoriza pizzaria a ‘furar’ lockdown em cidade de MS e manter serviço de delivery

Decisão do juiz Bruno Palhano Gonçalves autoriza estabelecimento a atender com portas fechadas em Coxim, que ficará em lockdown até 2ª-feira.
Arquivo -

Uma choperia e de –a 260 km de – conseguiu liminar na Justiça para furar o “” de 55 horas que se inicia nesta sexta-feira (24) e se estenderá por todo o fim de semana. A medida, baixada pelo prefeito Aluísio São José (PSB) a fim de ajudar no combate ao novo coronavírus (Covid-19), proibia também o serviço de delivery no município.

A decisão foi expedida pelo juiz Bruno Palhano Gonçalves que, no dia anterior, havia negado solicitação semelhante a uma conveniência da cidade por falta de informações no alvará. A autora da ação, a empresa Carla Valeria Pereira Mariano Eireli (Choperia e Pizzaria Rodeio), destacou que teve as atividades restritas pela prefeitura mesmo sendo considerada serviço essencial por decreto do .

A ação contestava trecho do decreto 394/2020, que proibiu as atividades do estabelecimento, incluindo o delivery –que havia sido liberado na norma anterior de enfrentamento à pandemia. No pedido, solicitou à Justiça que as restrições aos serviços de entregas fossem retiradas.

Liminarmente, o juiz Palhano lembrou que o ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), já havia reforçado a competência dos municípios em liminar o funcionamento de atividades comerciais, mesmo aquelas de caráter essencial, e imposição de medidas sanitárias.

Contudo, prosseguiu o magistrado, todas as ações deem ser amparadas em critérios técnico-científicos. Nesse sentido, não foram identificados no decreto do prefeito “elementos fáticos idôneos, muito menos critérios técnicos-cientifícos” para suspender o delivery ou o trabalho interno de empresas durante o lockdown nos finais de semana, “limitando-se a expor que essas medidas visam evitar a disseminação viral e aumentar a taxa de isolamento social”.

Em sua decisão, o juiz considerou “desproporcional” a suspensão das entregas, “que durante essa pandemia é a principal alternativa, tanto para que os consumidores tenham acesso a produtos e serviços de primeira necessidade”, como é o caso de alimentos, sem serem expostos à Covid-19; quanto para os comerciantes continuarem as atividades. Ele ainda avaliou como desarrazoada a suspensão das atividades durante o toque de recolher, das 22h de sexta-feira às 5h de segunda-feira (27), enquanto durante a semana as atividades funcionam normalmente.

A liminar tem validade apenas para o restaurante que fez a solicitação, permitindo que exerça as atividades internas e atenda aos clientes durante os finais de semana “tão somente pelo serviço de entrega domiciliar (delivery)”, respeitando os horários de funcionamento e orientações sanitárias de higienização e prevenção ao coronavírus.

Caso o município ignore a decisão e decida autuar o estabelecimento, poderá ser multado em R$ 10 mil por dia.

Coxim realizará a partir desta sexta-feira seu segundo fim de semana de lockdown, desta vez com regras mais rígidas em relação ao anterior. Até a manhã desta sexta-feira, o município havia anunciado 121 casos de coronavírus, com 3 óbitos. No Estado, são mais de 20 mil infectados e 285 mortes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados