Pular para o conteúdo
Cotidiano

Juiz autoriza pizzaria a ‘furar’ lockdown em cidade de MS e manter serviço de delivery

Decisão do juiz Bruno Palhano Gonçalves autoriza estabelecimento a atender com portas fechadas em Coxim, que ficará em lockdown até 2ª-feira.
Arquivo -

Uma choperia e de –a 260 km de – conseguiu liminar na Justiça para furar o “” de 55 horas que se inicia nesta sexta-feira (24) e se estenderá por todo o fim de semana. A medida, baixada pelo prefeito Aluísio São José (PSB) a fim de ajudar no combate ao novo coronavírus (Covid-19), proibia também o serviço de delivery no município.

A decisão foi expedida pelo juiz Bruno Palhano Gonçalves que, no dia anterior, havia negado solicitação semelhante a uma conveniência da cidade por falta de informações no alvará. A autora da ação, a empresa Carla Valeria Pereira Mariano Eireli (Choperia e Pizzaria Rodeio), destacou que teve as atividades restritas pela prefeitura mesmo sendo considerada serviço essencial por decreto do .

A ação contestava trecho do decreto 394/2020, que proibiu as atividades do estabelecimento, incluindo o delivery –que havia sido liberado na norma anterior de enfrentamento à pandemia. No pedido, solicitou à Justiça que as restrições aos serviços de entregas fossem retiradas.

Liminarmente, o juiz Palhano lembrou que o ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), já havia reforçado a competência dos municípios em liminar o funcionamento de atividades comerciais, mesmo aquelas de caráter essencial, e imposição de medidas sanitárias.

Contudo, prosseguiu o magistrado, todas as ações deem ser amparadas em critérios técnico-científicos. Nesse sentido, não foram identificados no decreto do prefeito “elementos fáticos idôneos, muito menos critérios técnicos-cientifícos” para suspender o delivery ou o trabalho interno de empresas durante o lockdown nos finais de semana, “limitando-se a expor que essas medidas visam evitar a disseminação viral e aumentar a taxa de isolamento social”.

Em sua decisão, o juiz considerou “desproporcional” a suspensão das entregas, “que durante essa pandemia é a principal alternativa, tanto para que os consumidores tenham acesso a produtos e serviços de primeira necessidade”, como é o caso de alimentos, sem serem expostos à Covid-19; quanto para os comerciantes continuarem as atividades. Ele ainda avaliou como desarrazoada a suspensão das atividades durante o toque de recolher, das 22h de sexta-feira às 5h de segunda-feira (27), enquanto durante a semana as atividades funcionam normalmente.

A liminar tem validade apenas para o restaurante que fez a solicitação, permitindo que exerça as atividades internas e atenda aos clientes durante os finais de semana “tão somente pelo serviço de entrega domiciliar (delivery)”, respeitando os horários de funcionamento e orientações sanitárias de higienização e prevenção ao coronavírus.

Caso o município ignore a decisão e decida autuar o estabelecimento, poderá ser multado em R$ 10 mil por dia.

Coxim realizará a partir desta sexta-feira seu segundo fim de semana de lockdown, desta vez com regras mais rígidas em relação ao anterior. Até a manhã desta sexta-feira, o município havia anunciado 121 casos de coronavírus, com 3 óbitos. No Estado, são mais de 20 mil infectados e 285 mortes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil vai ingressar contra Israel em ação por genocídio na corte de Haia

Portugueses do Manchester United prestam homenagem a Diogo Jota e seu irmão em Anfield

Fazendeiro que ‘tomou dores’ do filho e matou vizinho de cerca é preso em MS

Taxação de Trump contra produtos brasileiros será discutida no Senado terça-feira

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Avião da Azul que saiu de SP faz pouso de emergência no Rio

Últimas Notícias

Brasil

Peixe BR: tarifa de 50% dos EUA atinge diretamente o setor e é preciso restabelecer diálogo

Produtos brasileiros de cacau também serão prejudicados pelas tarifas

Mundo

Trump ameaça tarifas de até 100% contra Rússia em 50 dias se não houver acordo sobre Ucrânia

Presidente norte-americano afirmou ainda que deve enviar mair armas para a Ucrânia

Mundo

Na França, prisioneiro foge da cadeia escondido em bolsa de roupas sujas de outro detento

Homem foi encontrada em um porão três dias após fugir da prisão

Brasil

MEC publica portaria que regulamenta as novas regras do EAD

Regras fazem parte da regulamentação do decreto 12.456/2025, editado em maio