Sem o tradicional tapete na Rua 14 de Julho, as igrejas católicas de precisaram inovar no Corpus Christi deste ano. Por exemplo, na Paróquia Senhor Bom Jesus, no , desenho das crianças substituiu o tapete e procissão percorreu ruas da região.

Inovação: Corpus Christi tem tapete com desenhos de crianças e procissão
Um dos organizadores da celebração na Paróquia, Paulo Sérgio (Imagem: França / Midiamax)

Conforme um dos organizadores da celebração, Paulo Sérgio, a ideia é levar a tradição do centro para as pessoas do bairro. “Tendo em vista que o tapete chama atenção, procuramos trazer para perto as crianças para fazer o tapete. Os desenhos simbolizam a representação da importância do Corpus Christi na vida das crianças”, destacou.

Assim, um corredor foi formado na missa para dar espaço ao tapete das crianças. Então, após a celebração, cortejo com o Santíssimo Sacramento foi feito, sem o acompanhamento dos fiéis. Com apoio da Guarda Municipal, três carros fizeram a procissão para levar a fé para aqueles que não puderam sair de casa.

Além disso, a paróquia passou recolhendo doações de alimentos, que serão entregues a famílias carentes.

Para o padre Márcio dos Reis, a celebração de Corpus Christi “representa verdadeira entrega do corpo de Cristo para a humanidade”. Sobre a tradição em meio a , o sacerdote diz que “a fé é indispensável, principalmente neste momento”.

Em relação à ideia do tapete ser confeccionado com desenhos das crianças, o padre explica que “com a proibição da realização na 14, as missas foram realizadas em cada paróquia. O tapete é um jeito da criança representar o que Jesus simboliza para ela”.

Crianças no Corpus Christi
Fiel Reinaldo Gonçalves com filha, sobrinha e amigas. (Imagem: Leonardo França / Midiamax)

Criançada participou

Conforme o fiel Reinaldo Gonçalves, representante comercial de 44 anos, a celebração é importante, apesar da pandemia do coronavírus. “A importância sempre teve: é Cristo! Mas a religião está acima”, exclamou.

Então, ele levou a filha, de 8 anos, a sobrinha, de 5, e duas amigas delas, de 11 e 7 anos. “Trazer na missa é tradição da catequese. Os desenhos foram 100% pintado por elas [crianças]. Independente se o tapete é na 14 ou dentro da igreja com desenhos, o que vale é a religiosidade”, concluiu.

Inovação: Corpus Christi tem tapete com desenhos de crianças e procissão
Com mão no peito, Tiago Gonder participou de Corpus Christi sem sair de casa. (Imagem: Leonardo França / Midiamax)

Participação de casa

O morador do Bairro Tiradentes, Tiago Gonder, de 38 anos, é um dos que não saiu de casa, mas acompanhou a procissão. “É gratificante passar em frente de casa. Uma benção nessa época de pandemia”, afirma.

Ele realizou a contribuição solidária para a igreja e falou da ligação com a paróquia. “Fui o primeiro a ser batizado lá. Minha mãe é uma das fundadoras. A comunidade é muito importante para mim”, declarou.