, a 233 km de Campo Grande, descobriu apenas nesta semana seu primeiro caso de coronavírus –um motorista de 38 anos, funcionário de um frigorífico com cerca de 400 trabalhadores. Desde a confirmação em 5 de maio, a população viu o número de pacientes aumentar de maneira quase explosiva. Neste sábado (5), 4 dias depois da primeira confirmação, o município já é o quarto do Estado em número absoluto de doentes: são 20.

No entanto, considerando-se a estatística utilidade por autoridades de Saúde para comparar a quantidade de casos em uma determinada população, Guia Lopes já é a líder em Mato Grosso do Sul. Com pouco mais de 10 mil habitantes, a incidência do coronavírus na cidade é de 202,1 casos a cada 100 mil habitantes –isto é, fosse esta a população da cidade, o total de doentes poderia chegar a 202 pessoas.

A proporção de contaminados em Guia Lopes é mais de 11 vezes superior à de Campo Grande, onde são 152 pacientes para um universo de quase 900 mil habitantes. A incidência de na Capital é de 17 casos a cada 100 mil pessoas, o 11º índice do Estado.

Há, porém, distância maior que afasta as duas cidades. Enquanto maior cidade e centro econômico do Estado, a Capital conta com uma melhor estrutura de enfrentamento ao coronavírus –a ponto de ser referência para a própria Guia Lopes da Laguna em caso de pacientes graves. Caso seja necessária internação em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), os doentes do município do interior serão trazidos para o Regional.

Guia Lopes e sua coirmã, Jardim (referência em Saúde para a região Sudoeste), não contam com UTIs, segundo informou o secretário de Estado de Saúde, , em live na manhã deste sábado, que atualizou a situação do coronavírus no Estado e revelou a existência de 346 casos –20 entre os moradores de Guia Lopes e 4 em Jardim.

O prefeito de Guia Lopes, Jair Scapini (PSDB), havia confirmado na sexta-feira (8) ao Jornal Midiamax que o hospital municipal sequer conta com respirador, enfrentando dificuldade para comprar o produto –o que dependeria de intervenção judicial, diante da falta do item no mercado. Geraldo também confirmou a remessa do ventilador mecânico para a região, faltando definir se ficaria na cidade ou no hospital de Jardim. Diante do avanço da doença, o prefeito decretou o “lockdown”, restringindo a saída da população às ruas o funcionamento das atividades empresariais.

Proporcional

A segunda cidade em proporção de pacientes por 100 mil pessoas no Estado é Brasilândia, onde o coronavírus supostamente chegou por conta de uma festa familiar. São 11 casos e incidência de 92,7 por 100 mil, entre seus 12,9 mil moradores, ou quase 5,5 vezes maior que em Campo Grande.

Em terceiro lugar aparece Sonora (67,4), com 13 casos. Três Lagoas, segunda em casos no Estado (65 no total), é a quarta na incidência: 53,5. Até se “chegar” à Capital, ainda se passa por Batayporã (incidência de 53 por 100 mil), Chapadão do Sul (35,7), Jateí (24,8), Nova Andradina (22,1), Alcinópolis (18,7), Paraíso das Águas (18) e Ladário (17,1).

O cálculo de casos por 100 mil pessoas pode parecer distante, já que muitos municípios estão bem longe desse total. No entanto, é utilizado por autoridades de Saúde porque permitem criar uma planilha que “equipara” numericamente todas as cidades e mostra o quantitativo de casos dentro de um universo semelhante.