Pular para o conteúdo
Cotidiano

Incêndios já devastaram área de quase 4 milhões de hectares do Pantanal em 2020

O fogo incontrolável que atinge o Pantanal brasileiro já devastou área de 3.9 milhões de hectares do bioma, área pouco menor que o estado do Rio de Janeiro. Desse total, 1,8 milhão na parte que fica em Mato Grosso do Sul. Os dados são do Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de […]
Arquivo -

O fogo incontrolável que atinge o Pantanal brasileiro já devastou área de 3.9 milhões de hectares do bioma, área pouco menor que o estado do . Desse total, 1,8 milhão na parte que fica em . Os dados são do Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ – Federal do Rio de Janeiro). A área destruída representa 26% do bioma até o momento.

Conforme os dados, 1 milhão de hectares foram devastados em menos de um mês. No relatório do dia 16 de setembro, três semanas atrás, o total devastado era de 2,9 milhões de hectares, sendo 1,1 milhão em MS.

Em uma semana, o total devastado foi de 516 mil hectares, ou seja, média diária de 73,6 mil hectares. É como se uma área comparável ao tamanho de queimasse por dia.

Pantanal em chamas

Com o avanço do fogo e o grande número de queimadas florestais, os bombeiros de Mato Grosso do Sul receberam reforço esta semana de homens da Força Nacional.

Além disso, militares do Paraná e Santa Catarina já estão no Estado auxiliando as equipes locais no combate aos incêndios. De acordo com as Força Armadas, já atuam na região pantaneira: sete aeronaves na Marinha, Polícia Militar de Minas Gerais e de mato Grosso do Sul e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), que ajudam no reconhecimento e transporte de água aos focos de queimada de difícil acesso.

Desde o início da semana, mais 150 combatentes entre fuzileiros navais, bombeiros, brigadistas e voluntários atuam nas regiões da Br-262, Serra do Amolar, Jatobazinho, Serra Negra, Fazenda , Fazenda Santa Tereza e Fazenda Santa Clara.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Kaio Jorge agradece assistência de Matheus Pereira no primeiro gol do Cruzeiro contra o Grêmio (Foto: Gustavo Martins/Cruzeiro)

Cruzeiro goleia Grêmio e continua na caça ao líder Flamengo no Brasileirão

As jogadoras do Brasil comemoram a vitória na estreia da Copa América Feminina • Lívia Villas Boas/Seleção Brasileira Feminina

Seleção feminina de futebol oscila, mas vence Venezuela em estreia na Copa América

fabiano acidente de carro

Fabiano sofre acidente de carro a caminho de show com César Menotti

acidente afonso pena com a 13

Acidente no cruzamento da Afonso Pena com a 13 de Maio mobiliza bombeiros em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

carro afundou rio paraguai porto murtinho

Motorista que afundou com carro no Rio Paraguai trabalhava em obra de Porto Murtinho

Últimas Notícias

Polícia

Mulher denuncia cafetão após ameaças de morte e golpe de R$ 15 mil de serviço com cliente em MS

Mulher disse que cafetão iria entregá-la a bandidos

Trânsito

Motorista morre em Dourados após carro bater em árvore e pegar fogo

Uma criança também estava no veículo e foi levada até o hospital

Polícia

Rapaz é ferido a tiros por padrasto de amiga ao cantar música  de ‘corno’ em Campo Grande

Homem foi preso quando se escondia em um imóvel abandonado

MidiaMAIS

Falou demais? João Gomes deixa escapar informação íntima e transforma parque em formigueiro: ‘um caos’

Saiba os detalhes que agitaram a passagem de João Gomes por Campo Grande (MS) neste domingo