O fogo incontrolável que atinge o brasileiro já devastou área de 3.9 milhões de hectares do bioma, área pouco menor que o estado do . Desse total, 1,8 milhão na parte que fica em Mato Grosso do Sul. Os dados são do Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro). A área destruída representa 26% do bioma até o momento.

Conforme os dados, 1 milhão de hectares foram devastados em menos de um mês. No relatório do dia 16 de setembro, três semanas atrás, o total devastado era de 2,9 milhões de hectares, sendo 1,1 milhão em MS.

Em uma semana, o total devastado foi de 516 mil hectares, ou seja, média diária de 73,6 mil hectares. É como se uma área comparável ao tamanho de queimasse por dia.

Pantanal em chamas

Com o avanço do fogo e o grande número de queimadas florestais, os bombeiros de Mato Grosso do Sul receberam reforço esta semana de homens da Força Nacional.

Além disso, militares do Paraná e Santa Catarina já estão no Estado auxiliando as equipes locais no combate aos incêndios. De acordo com as Força Armadas, já atuam na região pantaneira: sete aeronaves na Marinha, Polícia Militar de Minas Gerais e de mato Grosso do Sul e Ibama (Instituto Brasileiro do e dos Recursos Naturais), que ajudam no reconhecimento e transporte de água aos focos de queimada de difícil acesso.

Desde o início da semana, mais 150 combatentes entre fuzileiros navais, bombeiros, brigadistas e voluntários atuam nas regiões da Br-262, Serra do Amolar, Jatobazinho, Serra Negra, Fazenda , Fazenda Santa Tereza e Fazenda Santa Clara.