Incêndios já destruíram 92% da área de preservação de araras azuis no Pantanal
A Fazenda São Francisco do Perigara, que faz divisa com o Pantanal de Mato Grosso estado vizinho de Mato Grosso do Sul, já teve 92% de hectares destruídos desde o início desde ano até o mês de agosto. O local é área de preservação e também reserva de ninhos de araras azuis. Segundo a presidente […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Fazenda São Francisco do Perigara, que faz divisa com o Pantanal de Mato Grosso estado vizinho de Mato Grosso do Sul, já teve 92% de hectares destruídos desde o início desde ano até o mês de agosto. O local é área de preservação e também reserva de ninhos de araras azuis.
Segundo a presidente do Instituto Arara Azul, Neiva Guedes, a avaliação e balanço de prejuízos na fauna e flora devem ser feitos no fim de setembro. Na área, onde se encontra o maior refúgio natural das araras azuis, o fogo deu breve trégua e, aparentemente, foi controlado.
“O fogo já queimou praticamente tudo. Os funcionários estão atentos porque o fogo pode ressurgir de algum local vizinho, mesmo em áreas que já foram queimadas. A única parte que não foi atingida foram as próximas aos dormitórios da fazenda. Em torno continua, em outras propriedades, do lado Rio São Lourenço, na Reserva RBPN Sec Pantanal. Infelizmente o fogo ainda não está controlado”, disse.
Os funcionários seguem fazendo limpeza nas divisas da fazenda, mais aceiros, reforma de poços e a construção de novos pontos de captação de água para os animais. As aves têm sido avistadas em locais que não foram atingidos pelo fogo e ainda tem oferta de água e comida.
Conforme o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), ainda não há uma estimativa da perda no bioma pantaneiro, pois os incêndios continuam em ativos, principalmente em Corumbá, Ladário e nas fronteiras com a Bolívia.
Ainda de acordo com o instituto, de janeiro a 31 de agosto, o fogo já consumiu cerca de 2 milhões de hectares, sendo desses, 1,7 milhão nas regiões sul-mato-grossenses.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.