Paralisados há cerca de 50 dias, os serviços com atendimento ao público na Central de Atendimento do (Instituto de Meio Ambiente de ) serão retomados a partir de segunda-feira (4), mas com restrições para manter a prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19). Entre as regras, está a necessidade de agendamento prévio para protocolo de documentos e requerimentos de licenciamento ambiental –únicos serviços realizados neste momento–, com 17 senhas diárias.

Os serviços no Imasul haviam sido paralisados em 17 de março, dentro do decreto estadual que fixou o expediente nos órgãos estaduais em meio à pandemia. Os demais servidores da área técnica do instituto continuarão a atuar em home office.

Para apresentação de documentos e requerimentos, o usuário deve portar documento de identidade, usar e respeitar o distanciamento social demarcado por faixa e barreira de vidro entre atendente e cidadão, não sendo autorizada a presença de acompanhante.

O agendamento online pode ser realizado pelo site http://agendamentos.imasul.ms.gov.br/view_escala.asp. Na tela “Escala de Atendimento Técnico”, escolha no calendário o dia em que pretende ser atendido de acordo com as vagas disponíveis. Depois, no campo “Técnicos do dia”, escolha o nome do servidor que irá lhe atender; digite no campo “Processo“ os termos “Novo Processo”, para novos procedimentos, ou o número do processo ou documento que pretende resolver.

O usuário ainda deve preencher os campos com nome, telefone e CPF e clicar em continuar. A seguir, será aberta a tela “Atendimento Técnico/Central Atendimento Agendamento”, preenchendo o campo “Horários Disponíveis” e “Assunto” e clique em continuar. Finalizada essa parte, o agendamento estará concluído.

O Imasul é mais um dos órgãos estaduais que retomou atendimentos em meio à pandemia. O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) iniciou a distribuição de senhas online depois de reabrir pontos de atendimento e enfrentar filas de usuários.