Boletim divulgado na tarde desta quarta-feira (8) pelo Hospital Regional de Mato Grosso do Sul totalizou 257 casos confirmados de na unidade de Saúde, entre pacientes e servidores infectados –17 a mais que os 240 contabilizados no dia anterior. A taxa de ocupação dos leitos críticos é de 94%.

Conforme a assessoria do HRMS, dos 1.444 casos notificados até esta quarta-feira, 257 foram confirmados e 61 seguem como suspeitos. Do total de infectados, 29 são servidores da unidade –que integram o montante de 1,5 mil profissionais de Saúde já contagiados pela Covid-19 no Estado.

Desses 257 confirmados, 122 já tiveram alta. Outros 19 vieram a óbito. Com isso, a taxa de letalidade da no hospital é de 7,4% do total de pacientes –sendo necessário destacar que o HRMS é o hospital de referência para pacientes de coronavírus no Estado.

Dos internados, ainda segundo o HR, 40 pacientes estão na enfermaria e 46 em leitos de UTI. Há ainda um paciente recuperado que permanece internado em observação.

Dos 83 leitos críticos do HRMS, que incluem os de UTI e leitos semicríticos, apenas 5 estão disponíveis, representando uma taxa de ocupação de 94% –um pouco melhor que os 97,6% apontados na terça-feira (7), que levaram a direção do hospital a adotar o nível III (amarelo) do seu Plano de Enfrentamento à Covid-19, que inclui a reserva da unidade exclusivamente para pacientes de coronavírus e o envio dos demais doentes para outras unidades de Saúde da cidade.

O HRMS é o termômetro da situação de leitos na Saúde de para enfrentamento da Covid-19. Com a ocupação do hospital se aproximando de 100% e a iminente ativação da segunda tenda do Hospital de Campanha, o poder público tenta captar leitos privados para dar vazão aos pacientes –Clínica Campo Grande, Proncor e estão entre as unidades consultadas, assim como o Hospital de Câncer, que deve sediar 11 leitos de UTI para infectados pelo coronavírus.