Pular para o conteúdo
Cotidiano

Geraldo critica Carlos Wizard, do Ministério da Saúde: ‘nada conhece de Saúde Pública’

Titular da SES reage a afirmação de que Secretarias Estaduais de Saúde ‘distorcem dados’ sobre infectados pelo coronavírus
Arquivo -

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, criticou neste domingo (7) o novo secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Wizard, que contestou o atual número de óbitos pelo novo coronavírus () somado no país e acusou os governos estaduais de “distorcerem os dados”.

O titular da SES afirmou que Wizard “não conhece nada de Saúde” e trabalha para esconder o fato de não haver uma política unificada de combate à pandemia. A manifestação do secretário nacional já havia gerado reação do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) em nota.

As falas de Wizard vieram ao mesmo tempo em que o Governo Federal alterou as regras de divulgação dos números da Covid-19, alegando buscar mais solidez aos dados. O boletim, antes divulgado até as 19h (de ), passou a ser divulgado por volta das 22h. Além disso, o site do Ministério da Saúde chegou a ficar fora do ar e voltou exaltado dados como o número de pacientes de coronavírus recuperados, sem dar o total de casos ou de mortes pela doença.

“[No Conass] nos manifestamos com veemência, em nota, contra a dura medida tomada pelo futuro secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Wizard, que não conhece nada de Saúde e jogou a responsabilidade pelo número de casos de coronavírus e de óbitos, dizendo que há uma distorção dos números”, afirmou Geraldo, durante live do Governo do Estado transmitida em neste domingo.

Pela manhã, a SES confirmou 2.253 casos de Covid-19, sendo 121 novos, mantendo Mato Grosso do Sul com o menor número entre os Estados. “A transparência é total, como em todos os Estados”, afirmou o secretário, reagindo ao argumento de que os números regionais foram inflados na busca por mais recursos, “talvez na tentativa de escamotear o principal hoje: a falta de um norte do Ministério da Saúde para construção de uma unidade no enfrentamento”.

‘Regimes totalitários’ e dados de Saúde Pública

O titular da SES afirmou, ainda, que o inimigo no momento é o coronavírus. “Nós não podemos criar uma cortina de fumaça para discutir o que tem sido falha do Ministério da Saúde, de ter uma política única no enfrentamento do coronavírus. Na questão do , há muitas falas dúbias e que muitas vezes prejudicam o gestor municipal e estadual no enfrentamento”, prosseguiu.

Ainda de acordo com Geraldo, já começam a faltar insumos importantes no Estado, cuja distribuição foi colocada como prioridade do ministério.

“Esse cidadão Carlos Wizard nada conhece de Saúde Pública e talvez já entrou errado no Ministério da Saúde. Gostaria que ele pudesse se redimir de sua fala e trazer a público, continuar a divulgação do boletim”, disse, repetindo crítica feita horas antes ao Jornal Midiamax, de que só “em regimes totalitários, sejam de direita ou de esquerda, é que se escodem os números de determinada epidemia”.

Ele prometeu continuar com a divulgação diária da SES, inclusive com correções feitas a partir dos dados apurados pelas Secretarias Municipais de Saúde –elevando ou reduzido o total de casos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acidente grave deixa vítimas presas às ferragens na Avenida Guaicurus, em Dourados

Dia de Luta Contra Hepatites: MS tem avanços, mas prevenção segue na direção do futuro

Servidor pede cassação de vereadora por acumúlo ilegal de cargos com salário de R$ 37 mil

Em decisão definitiva, STF mantém 15 famílias em apartamentos ocupados no São Jorge da Lagoa

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

Últimas Notícias

Sem Categoria

Eduardo Bolsonaro confessa trabalhar para que senadores não tenha êxito nos EUA

Para o filho do ex-presidente, missão “está fadada ao fracasso”

Política

Bolsonaro acompanha ‘adesivaço’ em Dourados contra Lula e Moraes

Bolsonaro está impedido de acessar as redes sociais e sair de casa após às 19h

Cotidiano

Manutenção de emergência atrasa voo para Campo Grande

Mais cedo, outro contratempo afetou voos com origem ou destino à capital sul-mato-grossense

Política

Representantes de empresários americanos vão endossar carta para sensibilizar Trump sobre tarifaço

Texto deve solicitar a prorrogação do prazo para o início da cobrança das sobretaxas