Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Típico de regimes autoritários’, diz Geraldo Resende sobre recontar mortes do coronavírus

A mudança no método de divulgação do número de mortes em decorrência do novo coronavírus pelo Ministério da Saúde é típica de regimes autoritários, avaliou o secretário de Saúde de MS, Geraldo Resende. Após anúncio das alterações pelo Governo Federal, os estados decidiram construir um painel com dados completos e atualizados diariamente sobre o avanço […]
Arquivo -

A mudança no método de divulgação do número de mortes em decorrência do novo pelo Ministério da Saúde é típica de regimes autoritários, avaliou o secretário de Saúde de MS, . Após anúncio das alterações pelo Governo Federal, os estados decidiram construir um painel com dados completos e atualizados diariamente sobre o avanço da doença.

Após vir alterando sistematicamente a divulgação, o boletim emitido na sexta-feira (6) omitiu a maior parte dos dados sobre o avanço da pandemia e passou a dar ênfase nos recuperados, gerando críticas do setor da Saúde em todo o País.

“Decidimos que nós vamos construir e colocar um painel dos dados do coronavírus que vamos divulgar todo dia, deverá ser referencia para a imprensa, área de saúde e pesquisadores”, adiantou o secretário de MS, sobre deliberação do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde). A entidade divulgou no sábado (7) nota de repúdio à conduta do Ministério, apontando manipulação nos dados sobre o Covid-19.

“Isso é típico de regimes autoritários. Nós vivemos em uma e vamos criar mecanismos para divulgar os dados. Quem quer esconder o número de mortos é quem se espelha nos regimes mais autoritários, seja à direita ou à esquerda, em todo o nosso planeta”, criticou Geraldo Resende.

De acordo com ele, os dados são imprescindíveis não apenas à saúde pública, mas porque são embasamento para pesquisadores buscarem saídas no enfrentamento à doença. O secretário acredita ainda que, após as críticas e manifestações de TCU (Tribunal de Contas da União), MPF (Ministério Público Federal) e Câmara dos Deputados, o Ministério da Saúde deverá rever a decisão, que representa um desserviço a toda a sociedade.

Painel

Sobre a saída encontrada pelos estados para continuar divulgando os dados, Geraldo Resende adiantou que o painel a ser elaborado em conjunto será mais completo que a divulgação anteriormente feita pelo Ministério. Nele, deverão constar informações sobre as mortes, contágio e comportamento da doença em todo o País. A divulgação será feita com suporte do Conass, repassada à imprensa e compartilhada em redes sociais.

Segue abaixo a íntegra da nota do Conselho sobre a omissão de dados do Ministério da Saúde sobre a pandemia:

CONASS repudia acusação de manipulação de dados sobre Covid-19

O CONASS repudia com veemência e indignação as levianas afirmações do Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Wizard.

Ao afirmar que Secretários de Saúde falseiam dados sobre óbitos decorrentes da Covid-19 em busca de mais “orçamento”, o secretário, além de revelar sua profunda ignorância sobre o tema, insulta a memória de todas aquelas vítimas indefesas desta terrível pandemia e suas famílias.

A tentativa autoritária, insensível, desumana e antiética de dar invisibilidade aos mortos pela Covid-19, não prosperará.

Nós e a sociedade brasileira não os esqueceremos e tampouco a tragédia que se abate sobre a nação.

Ofende Secretários, médicos e todos os profissionais da saúde que têm se dedicado incansavelmente a salvar vidas.

Wizard menospreza  a inteligência de todos os brasileiros, que num momento de tanto sofrimento e dor, veem seus entes queridos mortos tratados como “mercadoria”.

Sua declaração grosseira, falaciosa, desprovida de qualquer senso ético, de humanidade e de respeito, merece nosso profundo desprezo, repúdio e asco.

Não somos mercadores da morte.

A vida é nosso valor maior, com ela não se negocia, relativiza ou transige.

O povo brasileiro é forte e resiliente, seguiremos a seu lado e juntos para preservar sua saúde e salvar vidas.

Alberto Beltrame

Presidente do Conass

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara aprova texto que dificulta denúncia criminal contra parlamentar

Parte de aeronave desprendeu antes da queda que matou fazendeiro

Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores

Revoltados com vizinho, confusão tem casa incendiada e tiros na região da Nasser

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro morre após aeronave cair no Pantanal em Mato Grosso do Sul

Presidente da Câmara, Papy deve R$ 99 mil de IPTU para a Prefeitura de Campo Grande

maicon nogueira cpi vereador

CPI do Consórcio: com voto separado, Maicon pede intervenção na concessão dos ônibus na Capital

Confira o trajeto feito pela aeronave pilotada por fazendeiro morto em queda no Pantanal de MS

Últimas Notícias

Polícia

Condenado em base de reconhecimento é inocentado em MS

Condenado em base de reconhecimento em Iguatemi

Esportes

Lanús marca no fim do jogo e complica a situação do Fluminense na Sul-Americana

Fluminense terá a missão de vencer por dois ou mais gols

Esportes

Bahia derrota Atlético-MG e avança na Copa do Brasil Feminina

Garantiu a classificação para as quartas de final

Polícia

Alegando dificuldades financeiras, jovens decidem por aborto e ocultação de feto

Casal decidiu interromper a gestação